Como fazer downloads seguros

Atualmente está ficando cada vez mais difícil fazer um download seguro, livre de algum malware; alguns websites de downloads estão incluindo softwares duvidosos junto ao instalador do software que você está baixando. Basta um pequeno descuido, e você já instala um desses malwares que ficam "grudados no seu computador" ou até mesmo escondidos no sistema. É bem rápido e fácil instalar um malware no sistema, mas para removê-lo dá muito trabalho! Há alguns malwares que se instalam e ficam escondidos no sistema e não são detectados pelos antivírus! Certos casos só podem ser resolvidos com a formatação do sistema operacional.

download seguro baixar software confiável

É um grande desafio fazer um download 100% seguro, mas você pode obter mais segurança nos downloads, aplicando uma medida simples que é ignorada pela grande maioria dos usuários de internet.

- Baixe um software somente no website da empresa ou do desenvolvedor.

Procure no Google pelo nome do software, por exemplo, Avast (https://www.avast.com/pt-br/index). A maioria dos softwares têm um website oficial com um link óbvio, contendo o nome do software. O Google Chrome (https://www.google.com.br/chrome/browser/desktop/) e o Mozilla Firefox (https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/) não têm um link tão óbvio, mas são websites bastante conhecidos que você pode acessar com mais tranquilidade.

Alguns softwares não têm websites com links tão óbvios e são poucos conhecidos, como é o caso do CCleaner (Piriform - https://www.piriform.com/ccleaner) e Camtasia Studio (TechSmith - https://www.techsmith.com/camtasia.html), por exemplo. A grande maioria dos usuários pesquisam o nome do software no Google, e ignoram o website oficial que muitas vezes aparece nos resultados da pesquisa; eles vão direto para os websites de downloads, devido à falta de conhecimento a respeito do website oficial.

Para conseguir obter um download mais seguro nesses casos, você deve acessar um website de downloads que seja "confiável" e procurar pelo nome da empresa ou do desenvolvedor na página de download do software. Depois procure novamente no Google pelo nome do software e fique de olho nos links dos websites que irão aparecer, porque com certeza o website original terá o nome da empresa ou do desenvolvedor contido no link.

Caso você não conseguir encontrar o website oficial para fazer o download do software, se possível, substitua o software por outro semelhante que atenda às suas necessidades, e que seja possível baixar no website oficial, é claro! É uma medida bem simples, mas você pode economizar tempo, dinheiro e evitar a perda de alguns arquivos - não permita que algum malware infecte o sistema operacional do seu computador.
Postagem Anterior Próxima Postagem