Regularização grátis do CPF pela internet

Você não precisa mais ficar perdendo tempo, em agências do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal e ainda pagar R$ 5,70 para fazer a Regularização do seu CPF. A Receita Federal do Brasil disponibilizou recentemente uma página na internet, onde é possível você fazer a Regularização gratuita do CPF. O serviço é bem simples de utilizar e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.


regularizar cpf grátis internet

Para fazer o pedido de Regularização Cadastral do CPF através da internet, basta você preencher o formulário eletrônico, informando os seguintes dados: o número do seu CPF, seu nome, data de nascimento, nome da sua mãe, naturalidade e o número do título de eleitor. Veja o exemplo do formulário na imagem abaixo:

regularização grátis cpf
Imagem: Reprodução/Receita Federal.

Tipos de Situação Cadastral de um CPF:

Regular= Quer dizer que o seu CPF está ok, não há pendências no cadastro de contribuinte.

Atenção! A situação cadastral é bem diferente da situação fiscal; portanto, o seu CPF pode estar em situação cadastral regular, mesmo que você tenha débitos pendentes junto à Receita Federal. Para verificar a regularidade fiscal, é preciso emitir uma Certidão Negativa de Débitos ou fazer uma Pesquisa de Situação Fiscal .

Pendente de Regularização= Você pode ter deixado de entregar alguma declaração a que estava obrigado. Tipo, alguma Declaração Anual de Isento dos últimos cinco anos ou alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) dos últimos cinco anos.

Suspensa= Isso acontece quando o seu cadastro está incorreto ou incompleto.

Cancelada= CPF cancelado, pode ocorrer por decisão administrativa, judicial ou por falecimento do contribuinte.

Nula= Isso acontece quando há indícios de fraude na inscrição do CPF.

É possível cancelar ou escolher um novo número de CPF?

Não, um número de CPF é único; após fazer a inscrição e recebê-lo, a pessoa o portará pelo resto de sua vida! Caso fosse possível cancelar um CPF, muitas pessoas sujariam seus nomes e depois cancelariam os seus CPFs, voltando a ter o nome limpo, como se nada tivesse acontecido! O que você pode fazer, é bloquear o seu CPF em caso de roubo ou perda, através de um boletim de ocorrência(BO) na delegacia mais próxima.


Postagem Anterior Próxima Postagem