Arquivos do Website:

Lista de compras para fazer um churrasco caseiro pronta para imprimir

Esta lista de compras para fazer um churrasco caseiro é apenas para a sua orientação, e não para você comprar obrigatoriamente tudo que está descrito. A lista contém itens básicos para fazer um churrasco caseiro, visando orientar você na hora das compras. Para imprimir essa lista de compras para fazer um churrasco, basta você clicar no link de download, salvar a imagem no seu computador e imprimir. Para preparar um bom churrasco precisamos de carnes de boa qualidade, mas, é essencial dispor também, de todos os utensílios necessários, tais como espetos (e seus suportes), facas (afiadores, suportes), grelhas (escova), chapa grill para picanha, tábuas (para cortar, salgar e servir), tridente, pegador de carne, espátula, espalhador de brasas, pegador de carvão, pincel, saleiro, avental, pá-limpa-cinza, acendedor, papel-celofane.

churrasco facas churrasqueiro utensílhos
Imagem: www.facasdechurrasco.com.br


baixar lista compras churrasco pronta


Facas do churrasqueiro:

As facas são um dos principais utensílios e devem estar sempre muito bem afiadas para proporcionar um corte regular. Se a faca não estiver afiada, o corte fica irregular, deixando a carne, depois de grelhada, com partes bem-passadas e outras malpassadas, o que não é agradável ao paladar.

- Lista de compras de supermercado.

O afiador, também conhecido como chaira ou fuzil, é um elemento indispensável ao churrasqueiro. Todas as facas, mesmo as de boa qualidade, após algum tempo de uso perdem o fio e precisam ser amoladas ou vazadas. As facas devem ser guardadas num suporte, geralmente um ímã fixado na parede, para evitar danos ao contato com outros metais.

faca chaira garfo churrasco
Imagem: www.pescabrasilsport.com.br

Tipos de facas

Facas finas - São utilizadas para retirar as membranas das carnes (por exemplo, da picanha e da fraldinha) e para cortar cebolinha, salsa e outros ingredientes para molhos e/ou acompanhamentos.

Facas médias - São utilizadas para cortar linguiças e carnes finas, como miolo de alcatra e capa de filé, bem como verduras e legumes para saladas.

Facas largas - São utilizadas para cortar carnes volumosas, como uma peça de alcatra, contrafilé, picanha entre outras.

Faca desossador - É uma faca especial para retirar ossos.

Faca de cutelo - É uma faca utilizada para cortar carnes com osso, como costelas e frangos.

Tipos de espetos

Os espetos classificam-se basicamente em:

Espetos simples - São utilizados para assar cebolas, costelas, picanha em pedaços, etc.

Espetos duplos -  São utilizados para assar carnes em geral, pois permitem dispor melhor os pedaços e apoiam-se bem nas churrasqueiras; os finos são utilizados para assar miúdos de frango ou de boi.

Espetos de madeira - Este tipo de espeto, deve ser bem molhado antes do uso, para não queimá-lo. Há também, os espetinhos de madeira, que podem ser encontrados em qualquer supermercado. São utilizados juntos com uma grelha, para assar petiscos, coraçãozinhos de frango, carnes picadas em cubos, etc.

Pegador e Tridente

O pegador e o tridente são utensílios essenciais na formação do braseiro. Durante o churrasco utilize o pegador para colocar novos pedaços de carvão no braseiro e manter, dessa forma, o calor uniforme. Evite manusear o carvão com as mãos, pois o pó penetra nos dedos e nas unhas e é difícil de remover, por mais que você se lave, podendo levar dias para ser eliminado.
pegador carvão churrasco brasa assar
Imagem: www.artmill.com.br

O tridente é utilizado para espalhar as brasas no início e também durante o churrasco. Deve ter o cabo comprido para proteger as mãos e os braços do forte calor do braseiro.

Limpador

O limpador com fios de aço serve para limpar os resíduos da grelha. Utilize com detergente.

Pincel, Espátulas e Garfos

O pincel, as espátulas e os garfos são encontrados no supermercado em uma grande variedade de modelos e tamanhos e são utilizados para auxiliar em frituras de hambúrgueres, peito de frango, legumes e frutos do mar na chapa, para pincelar manteiga ou temperos nas carnes.

Grelhas, Chapas e Picanheira

As grelhas são feitas de ferro ou de aço inox e as barras são redondas ou em formato de letra "V". O tamanho ideal deve ser metade da área do braseiro, para facilitar a adição de carvão no decorrer do churrasco. As grelhas dobráveis, mais conhecidas como parrilhas, são utilizadas para frango, legumes, peixes e frutos do mar.

A chapa deve estar sempre à disposição, pois é muito útil para aproveitar o braseiro e assar hambúrgueres, filés de frango, iscas de filé mignon com legumes, peixes e frutos do mar (A chapa canaletada serve para fazer grelhados e a lisa para frituras).

A picanheira é uma chapa lisa e côncava, especial para assar uma picanha inteira com legumes.

Tábua, Saleiro e Avental

É essencial dispor de várias tábuas, tanto para salgar as carnes como para servi-las. Além disso, as tábuas também são úteis para cortar temperos e legumes. Para maior comodidade, o churrasqueiro deve dispor de um saleiro próprio para sal grosso.

O avental deve ser de tecido de algodão grosso para proteger o churrasqueiro de eventuais faíscas.

Estes itens citados neste artigo, formam o kit de utensílios e acessórios de um churrasqueiro profissional; mas, para fazer um bom churrasco, você não precisa necessariamente comprar todos estes materiais! Compre somente os itens que você julgar necessários para utilizar na preparação do seu churrasco. Vá comprando os utensílios e acessórios, aos poucos, até montar um kit profissional completo para fazer churrasco.