É seguro fazer compras online?

Fazer compras online é muito fácil e confortável, mas, é preciso ficar atento(a) aos perigos da internet - caso você não tomar alguns cuidados básicos na hora de escolher as lojas virtuais, essas compras podem se tornar uma tarefa muito difícil e desconfortável. Escolha lojas e vendedores confiáveis com boa reputação para evitar a perda de dinheiro, o roubo dos dados do seu cartão de crédito, problemas com promoções falsas, problemas com produtos, ou com a entrega dos mesmos.

seguro compras online segurança internet
Imagem: www.globes.co.il

Conheça algumas medidas básicas de segurança para fazer compras online (a segurança deve começar pelo seu computador):

- Ative o firewall do Windows.
- Tenha um bom antivírus instalado no seu computador.
- Antes de digitar os dados do cartão de crédito, verifique se o site é seguro, o link do site deve começar com "HTTPS", com um cadeado verde à esquerda (isso não significa garantia de que a loja seja honesta - o HTTPS serve apenas para encriptar as informações que você digitar na página do site, evitando que algum hacker possa coletar essas informações).
- Verifique se a loja possui CNPJ - procure pelo número no final da página do site, na página sobre, quem somos, institucional, etc (Consulta CNPJ - Receita Federal - Digite somente os números do CNPJ). Se a situação cadastral estiver "cancelada, inativa ou baixada", é melhor você desistir de comprar nessa loja.

- Verifique se a loja possui telefone fixo para contato e endereço (esses dados devem ser os mesmos contidos no cadastro de CNPJ) - caso contrário, desconfie dessa loja.
- Saiba mais a respeito da reputação da loja onde você pretende fazer compras, procure por relatos ou reclamações de clientes - acesse o site Consumidor, Reclame Aqui, Lista negra do Procon/SP ou faça buscas no Google.
- Cuidado com os links de promoções que você recebe por e-mail ou em redes sociais - nunca clique nesses tipos de links. A maioria desses links levam o usuário para páginas falsas, cuja função é roubar dados e instalar vírus no computador. Caso tenha interesse em alguma promoção, acesse a página do site da loja, através de buscas no Google.

- Faça compras somente em lojas conhecidas ou em lojas que os seus amigos costumam comprar.
- Jamais digite a senha do seu cartão de crédito numa loja online. As lojas online que são honestas costumam pedir apenas o número do cartão, a data de expiração e o código de segurança. A senha deve ser solicitada somente nos caixas de lojas físicas.
- Cuidado com lojas desconhecidas, que oferecem somente a opção de pagamentos através de boleto bancário ou depósitos em conta corrente ou poupança - na grande maioria dos casos, essas lojas não possuem nem CNPJ. Qualquer pessoa física pode gerar boleto bancário!
- Verifique as formas de pagamento, o prazo e as condições de entrega dos produtos, trocas e devoluções (esses últimos dados podem ser encontrados na política de privacidade ou nos termos de uso do site).
- Exija nota fiscal quando receber o produto e, não esqueça de guardar os comprovantes de compra (e-mails, print screen da página do site etc).

- Procure comprar produtos para presentes com bastante antecedência, para evitar atrasos na entrega.
- Antes de fechar uma compra online, procure saber todas as características do produto, a fim de fazer uma boa compra, e evitar arrependimentos.
- Desconfie de ofertas com preços muito bons. Preços muito abaixo do valor de mercado podem indicar golpe, erro de digitação ou produtos falsificados (faça uma comparação de preços com os produtos de outras lojas). Entre em contato com a loja para obter mais informações antes de comprar o produto.
- Desconfie de sites mal feitos, cheios de erros no layout ou com erros grotescos na escrita.

Existem alguns serviços que fazem a mediação de pagamentos entre o cliente e a empresa, esses serviços podem deixar as suas compras online muito mais seguras, porque o dinheiro fica retido por alguns dias e, o vendedor só receberá esse dinheiro caso tenha entregado corretamente a mercadoria. Existem várias empresas que fazem esse tipo de serviço, vou citar apenas três das mais conhecidas e confiáveis: MercadoPago (Mercado Livre), PayPal e PagSeguro. As chances de você ter algum prejuízo nas compras são mínimas, pois você poderá cancelar uma compra a qualquer momento.

Caso você tenha feito compras em alguma loja online e teve problemas com a entrega do produto, erro na cobrança de preço ou qualquer outra situação desagradável, mantenha a calma. Tente resolver esse problema com a própria loja, através de e-mail, telefone ou pelo SAC da empresa (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Caso você não consiga resolver esse problema de maneira pacífica com a empresa, procure o Procon ou o Ministério Público da sua região. Em casos de dúvidas de como proceder, consulte a orientação de um advogado de sua confiança.
Postagem Anterior Próxima Postagem