Melhor sistema de comentários para colocar em blogs e websites

Atualmente a grande maioria dos blogs e websites estão utilizando serviços externos para gerenciar o sistema de comentários de suas páginas. Esses serviços são gratuitos, fáceis de utilizar e possuem diversas vantagens em relação aos sistemas de comentários nativos do WordPress ou do Blogger, por exemplo. Os sistemas de comentários mais utilizados em blogs e websites são: Disqus, Facebook Comments e IntenseDebate. Estas ferramentas facilitam a interação dos usuários na página do seu blog ou website - além disso, ajudam bastante no trabalho de SEO.

melhor sistema gratuito comentários blog
Imagem: http://www.foxnews.com

O melhor sistema de comentários deve ser funcional e atender as necessidades da grande maioria dos usuários do seu blog ou website.

- Sistema de Comentários Disqus (inglês) - É um sistema de comentários gratuito que pode ser utilizado em blogs e websites do WordPress, Blogger Tumblr, Squarespace, TypePad, Movable Type, Drupal, Joomla, Wix e Weebly. Para utilizar esta ferramenta, basta você criar uma conta gratuita (GET STARTED), com nome, e-mail e senha ou fazer login utilizando a sua conta do Facebook, Twitter ou a sua conta do Google. Através de um painel de controle, você poderá fazer diversas personalizações para adaptar o sistema de comentários de acordo com a página do seu blog ou website.

- Facebook Comments (português) - Sistema de comentários do Facebook, é utilizado por muitos blogs e websites que desejam aumentar as chances de conseguirem algum tráfego das páginas do Facebook, através dos comentários dos leitores.

- Sistema de Comentários IntenseDebate (inglês) - O sistema de comentários do IntenseDebate é excelente para colocar em blogs do Blogger, WordPress, Tumblr e TypePad. Para utilizar esta ferramenta, basta você preencher o formulário, e criar uma conta gratuita - não esqueça de marcar a opção "I want to install IntenseDebate on my blog or website". Utilize o painel de controle para fazer personalizações no sistema de comentários do IntenseDebate.

Afinal, qual destes sistemas de comentários é melhor para utilizar num blog ou website?

Depende muito do público alvo, nicho e necessidades de uma página! Se você possui um blog ou um website com bastante tráfego do Facebook, talvez seja interessante adicionar o sistema de comentários do Facebook, pois facilitaria muito a vida dos usuários na hora de comentar em algum artigo.

Caso você deseje um sistema de comentários mais robusto, com maior possibilidades de personalizações e diversas funções, utilize o Disqus. É super fácil de instalar e personalizar, sem contar que pode ser traduzido para vários idiomas.

O sistema de comentários do IntenseDebate não possui tantos recursos quanto o Disqus, mas é outra opção a ser considerada! A ferramenta é bem parecida com o Disqus, possui diversas funções que podem ser administradas por um painel de controle, que possibilita fazer algumas personalizações de acordo com a página do seu projeto.

Informações completas sobre todas as funções disponíveis no sistema de comentários do Disqus e do IntenseDebate, podem ser encontradas em seus respectivos websites na seção "Features".
Postagem Anterior Próxima Postagem