Bartolinite cirurgia, drenagem, bartolinectomia, marsupialização e algumas dúvidas esclarecidas!

Este pequeno artigo tem o intuito de esclarecer algumas dúvidas a respeito da inflamação da glândula de Bartholin. O artigo foi montado com base em algumas das principais perguntas feitas pelos usuários do Medicinaturas. Espero que este artigo possa lhe ajudar de alguma forma!

bartolinite cirurgia drenagem
Imagem: www.ubaitaba.com

Como fazer a drenagem da glândula de Bartholin? Você deve marcar uma consulta com um médico para fazer o procedimento de forma correta.

Um nódulo na parte íntima da mulher, pode ser bartolinite? (pergunta feita pela Priscila)

Faz um ano que aparece um nódulo e sinto um incômodo quando ele surge, não coça, não tem cheiro ruim e depois de 3 ou 4 dias ela diminui e some. Isso uma hora é do lado direito, depois de um mês aparece do lado esquerdo e depois de algum tempo aparece na parte superior ou inferior. É possível ser bartolinite? Pois não tenho febre e nem dor, apenas sinto um incômodo um pouco dolorido quando ele sai.

Resposta: Pode ser um ameaço de bartolinite ou não!! Você deve consultar imediatamente um ginecologista, para obter um diagnóstico mais preciso. Só o médico poderá lhe dizer com mais precisão do que se trata, após fazer exames. Caso seja necessário, ele já irá prescrever algum medicamento para você. Creio que não seja bartolinite; geralmente aparece do lado direito ou esquerdo!

Minha mulher fez uma drenagem, é normal ficar sangrando muito depois da cirurgia feita? (pergunta feita por Aurélio Sousa)

Resposta: Devido ao local ser muito vascularizado, pode haver sangramento, sim, mas não é com todas as mulheres que isso acontece! Caso esteja sangrando muito, e por muito tempo, é bom procurar ajuda médica imediatamente para fazer uma avaliação do caso!

Minha mulher fez a cirurgia nessa semana será que tem perigo de voltar ? E, outra dúvida, por quanto tempo podemos passar sem ter relações íntimas? (pergunta feita por Aurélio Sousa)

Resposta: No mesmo lugar dificilmente voltará! Pode aparecer no outro lado; por exemplo, se a sua esposa retirou a glândula do lado direito, pode aparecer no lado esquerdo (Deus a ajude que isso não aconteça)! Quanto ao retorno das relações íntimas, tenho lido diversos relatos de mulheres que fizeram a cirurgia, onde elas dizem que esperaram no mínimo 30 dias. Mas, geralmente, é no mínimo 30 dias, há casos de 45, 50 ou 60 dias. Depende muito do tipo de organismo; cada pessoa responde de um jeito diferente ao processo de recuperação pós-cirúrgica. Portanto, a mulher pode estar em condições um pouco antes dos 30 dias ou até mesmo depois dos 30 dias.

Uma mulher com bartolinite pode ter relações íntimas?

Não é recomendado, é bom esperar uma melhora nos sintomas. Ter relações neste período pode ser bastante desconfortável para a mulher (pode até agravar o caso). Mas, se ela não está sentindo nenhuma dor... não esqueça que o parceiro deve utilizar preservativo!!

O que ajuda a aliviar os sintomas de bartolinite?

1)Drenagem - Resolve (alivia), mas pode voltar (é 90% certo que vai voltar);
2)Anti-inflamatórios;
3)Antibióticos;
4)Cirurgia (bartolinectomia)- Resolve de vez, a doença dificilmente reincidirá no mesmo local. Recomendo que você consulte imediatamente um ginecologista para avaliar o seu caso. Ele prescreverá a receita correta dos medicamentos que você deve tomar e o que deverá fazer. Não faça automedicação!!!

inchada bartolinite glândula 
Imagem: Google imagens. Bartolinite - Inchaço no lado esquerdo e direito.

Qual a diferença entre a marsupialização e a bartolinectomia? Qual das duas intervenções é a que apresenta melhores resultados?

Marsupialização é uma pequena cirurgia, onde a glândula de Bartholin é preservada; o médico faz um pequeno corte no abscesso e costura as extremidades da pele, em cada lado da incisão, para manter uma abertura permanente. Este método preserva a glândula de bartholin e evita que a doença apareça novamente naquele local.

Bartolinectomia é uma cirurgia bem simples que pode ser feita até no consultório, onde o cirurgião retira a glândula de bartholin. Esse tipo de cirurgia só é feita em casos extremos, quando não há mais solução (quando a bartolinite for recidiva, mesmo após uma marsupialização, uma drenagem etc). Com este método resolve de vez o problema, a doença não reaparecerá no mesmo local!!

Como é feita a cirurgia de bartolinite? Me disseram que é a retirada da glândula e que isso interfere na lubrificação da mulher. É verdade?

Sim, o cirurgião retira a glândula que está causando problemas. A retirada da Glândula de Bartholin não interfere na lubrificação da mulher! Há duas glândulas (uma no lado direito e outra no lado esquerdo), geralmente, é retirada apenas uma das glândulas.

Esses tipos de cirurgias são recomendadas quando o tratamento com antibiótico e/ou anti-inflamatórios ou drenagens não resolvem o problema ou quando a infecção local tem alta taxa recidiva (reaparece diversas vezes)! Converse com sua médica e veja se o seu caso necessita realmente de uma cirurgia!

Fiz uma drenagem há 15 dias, mas não resolveu, voltou tudo de novo! Não sinto dor, não incomoda; tenho que fazer drenagem novamente?

Se voltou tudo de novo, é provável que você tenha que fazer outra drenagem ou talvez até uma cirurgia! Consulte um médico de sua confiança para obter um diagnóstico mais preciso a respeito do seu caso!

Médicos que fazem bartolinectomia (cirurgia para retirar a glândula de Bartholin):

Cirurgião plástico Marcelo Wulkan CRM-SP 108.732.

Localização:

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1674, casa 2
Jardim Paulista 01403-002. São Paulo - SP - Brasil.

FONE/FAX: 55 11 3885-4511 - 3885-5728. E-mail: drwulkan@drwulkan.com.br- Site: http://www.drwulkan.com.br

Cirurgião plástico Eduardo Lintz, chefe de cirurgia plástica do hospital HCor, de São Paulo.

Clínica Lintz – São Paulo
Alameda Dos Maracatins, 1217 – Cj. 206 - Moema – São Paulo – SP - Telefone: (11) 5055-1209 / 5052-2952   

Clínica Lintz – Campinas
Rua Emílio Ribas, 765 – Cj 51 - Cambuí – Campinas – SP - Telefone: (19) 3381-0915 / 3395-0561 -
Site: http://cirurgia-plastica-sao-paulo.com/site/

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, cirurgião plástico e especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Consultório - Telefax.: (11) 5904-2576 / 5571-7965 / 5571-5307 - E-mail: dr.andre@cirurgiaestetica.com.br

Endereço: Rua Borges Lagoa 1065, conj. 100 - Vila Clementino, São Paulo-SP, Brasil - Site: http://www.cirurgiaestetica.com.br

Dr Valter Hugo Chaves do Nascimento, CRM 527798-57, cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Site: http://www.cirurgiaplasticanet.com/cirurgia-intima/

Dr . Paulo Guimarães cremce 11320 TEGO 582/95

Médico especialista em Ginecologia e Endoscopia Ginecológica há 29 anos. Dedicando-se ao tratamento de miomas, sangramentos uterinos /Miomas e Ginecologia Estética e estética intima.

Site: www.ginecologiaestetica.med.br - Email gynelaser@uol.com.br

Atendendo em Fortaleza CE - Clinica Ariel Scafuri. Rua Leonardo Motta 699 – Meirelles. Tel 85- 32426652 - 32246076 (85) 99270300

Como é feita a cirurgia para a retirada da glândula de Bartholin (bartolinectomia)?

A cirurgia é um procedimento rápido e simples, que pode ser feito até mesmo num consultório médico. Não é uma cirurgia cara, a maioria dos planos de saúde cobrem (geralmente, demoram um pouquinho para liberar a cirurgia)! Se você puder, pague um médico particular!

Não é necessário anestesia geral, o procedimento é feito com anestesia local! A paciente fica no máximo umas 24 horas no hospital. A recuperação é fácil; mas, depende muito da reação do organismo da pessoa, cada um reage de um jeito diferente, algumas mulheres não sentem nenhuma dor após fazer a cirurgia, já outras, sentem um pouco de dor ou até muita dor!

O médico receita alguns antibióticos e anti-inflamatórios, é preciso também, tomar alguns cuidados no pós-operatório, tais como: higiene local e não ter relações íntimas com o parceiro, por pelo menos 30 a até 45 dias! Geralmente não fica cicatriz ou se fica é muito pequena! Não atrapalha na lubrificação, pois na maioria dos casos é retirada apenas uma das glândulas!

O que fazer em caso de perda da lubrificação natural?

Consulte um médico ginecologista para diagnosticar o seu caso. Lubrificantes íntimos a prova d'água ou a base de água, ajudam a resolver o problema.
Postagem Anterior Próxima Postagem