Pressão baixa - Hipotensão

A pressão baixa também conhecida como hipotensão não é considerada uma doença, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, etc. Em pessoas adultas, considera-se pressão baixa quando os níveis estão abaixo de 90 x 60 mm/Hg.

Em casos de pessoas com pressão alta, que estão acostumadas com a pressão errada, ao tomarem medicações e fazerem o tratamento para pressão, podem se sentir mal com a pressão normal (acham que estão com pressão baixa), e acabam parando o tratamento. A situação de pressão baixa mais grave é denominada choque, que acontece quando a pressão do sangue nas artérias é insuficiente para manter a irrigação dos tecidos.

hipotensão pressão baixa tontura hipotonia

Causas e fatores de risco

Hemorragia (abundantes), Reações alérgicas à medicamentos, Picada de insetos, Envenenamentos, Traumatismos, Desidratação, Queimaduras extensas e profundas, Intoxicações severas, Doenças da glândula supra-renal, Algumas doenças do coração, Moléstias agudas dos pulmões.

Alguns dos principais sintomas

Tontura, Visão turva, Desmaio, Taquicardia, Fraqueza, Suores frios.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos; deve-se levar em consideração também o histórico médico do paciente, pois contém dados importantes para o diagnóstico da hipotensão. Em alguns casos, o médico pode pedir um exame chamado MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).

O tratamento da hipotensão arterial é determinado conforme a gravidade e causas dos sintomas. Caso o paciente esteja saudável e não haja nenhum sintoma, não é necessário realizar nenhum tipo de intervenção terapêutica.

Caso aconteça uma queda brusca na sua pressão arterial

a)Você deve deitar-se numa posição confortável, preferencialmente com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça;
b)Beba bastante água, mas em pequenos goles;
c)Caso esteja em jejum dê preferência à sucos de frutas.

Recomendações naturais caseiras

Canela - Prepare um chá com 20 gramas da casca da canela para 1 litro de água.  Adoçar com mel e tomar 4 xícaras ao dia.

Abacaxi - Substitua uma das refeições diárias por uma exclusiva de abacaxi, 3 vezes por semana.

Coco - Tome 250 ml de água de coco, 3 vezes ao dia.

Pepino - Bater 1 pepino no liquidificador e diluir o suco obtido em água. Tomar 2 vezes ao dia 250 ml do suco.

Tomate - Tome 250 ml de suco puro de tomate, 2 vezes ao dia.

Caso os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada com urgência para o posto médico mais próximo. Não deixe de procurar ajuda médica para avaliação clínica, caso as crises de hipotensão se repetirem. A pressão arterial baixa em si, não é considerada uma doença, mas pode estar associada à algumas doenças, que precisam ser investigadas e tratadas.


Referências: Salvando vidas com medicina alternativa, Dr. Drauzio Varella. Imagem: www.einstein.br.
Postagem Anterior Próxima Postagem