Quem inventou o Raio Laser?

O raio laser é a luz que revolucionou a tecnologia. No ano de 1960 o físico Theodore Harold Maiman (11 de julho de 1927 - 5 de maio de 2007) inventou um aparelho que emite um tipo de luz especial: o raio laser (lê-se "lêiser"). Esse nome vem das iniciais da expressão inglesa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, traduzindo para a língua portuguesa, lê-se "amplificação de luz por emissão estimulada de radiação". Theodore Harold Maiman recebeu diversos prêmios e honrarias pelo seu trabalho, e foi autor de um livro com o título The Laser Odyssey, onde descreveu eventos paralelos à criação do primeiro laser. veja também, quem inventou a Fibra Óptica.

inventor raio laser
Theodore Harold Maiman (físico inventor do raio laser)

O que é raio laser?

O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética com características muito especiais, que pode ser visível ao olho humano. Essas características especiais, são monocromática (contém um comprimento de onda específico de luz ), coerente (todas as ondas dos fótons que compõe o feixe estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas).

Qual é a utilidade do laser?

O uso do laser restringia-se, inicialmente, a estudos em laboratórios, mas, a partir dos anos 80, até o funcionamento de eletrodomésticos passou a incorporá-lo. Aparelhos de som (CD) e microcomputadores (como CD-ROM), por exemplo, utilizam raio laser para gravar e ler as informações contidas nos compact discs. Na medicina, bisturis-laser são utilizados em cirurgias (para fazer cirurgias nos olhos, por exemplo), sendo capazes de cortar e cicatrizar ao mesmo tempo, evitando a invasão de bactérias e sangramentos. Podemos citar também o seu uso, na depilação, no clareamento dental, na fisioterapia como anti-inflamatório, regenerador e analgésico, na indústria para cortar metais, medir distâncias, nas telecomunicações para transmitir informações por fibras ópticas, usado também em leitores de códigos de barras. O raio laser, por ser produzido em diversas cores, também é empregado para fins artísticos, permitindo fazer desenhos no ar ou em grandes paredões. O raio laser pode ser produzido por diferentes tipos de materiais como o cristal de rubi dopado com safira, mistura de gases no caso do hélio e neônio, dispositivos de estado sólido como Laser Díodo, moléculas orgânicas como os lasers de corante.


Fonte de pesquisa: Wikipédia e livros de física.
Imagens: Google.
Postagem Anterior Próxima Postagem