Quem inventou a Fibra Óptica?

A fibra óptica é um filamento longo e fino, feito de vidro especial ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz e, é capaz de ser dobrada sem quebrar. Os filamentos que compõem a fibra óptica são tão finos quanto um fio de cabelo. A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany, em 1955. Conheça também, a pessoa que inventou o Raio Laser.



inventor fibra óptica
Imagem: blog.parrikar.com

Como funciona a fibra óptica?

A luz penetra no fio por uma das extremidades, esse feixe de luz, percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas totais na superfície interna, e chega sem perdas à outra extremidade, mesmo que a fibra óptica esteja enrolada. A fibra óptica possui duas camadas: núcleo e revestimento. É no núcleo que ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível, porque há uma diferença no índice de refração entre a casca de vidro que compõe o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado. Para transmitir dados pela fibra óptica, é necessário um aparelho especial chamado infoduto; este aparelho possui um fotoemissor que converte a luz em sinais elétricos. A luz refletida no núcleo da fibra óptica, pode ser transformada em sinal elétrico, sonoro ou até mesmo luminoso, isto depende da informação que é transmitida.

As fibras ópticas são muito utilizadas nas telecomunicações, pois são imunes à interferências elétricas e magnéticas, não enferrujam, não oxidam e nem mesmo sofrem com a ação de agentes químicos. As informações de telefones, internet ou televisão, sendo transformadas em sinais luminosos, podem ser transmitidas através de fibras ópticas sem possibilidade de interferência. Nesse processo de transmissão, as conversas telefônicas ficam livres de chiados, transmissões de rádio apresentam qualidade de estúdio e as transmissões de TV não têm "fantasmas" nem chuviscos. As redes de fibras ópticas, que interligam residências e empresas, transferem os mais diversos tipos de informação e recebem o nome de infovias.

Quais são as vantagens em usar fibra óptica?

A)Possui dimensões reduzidas;
B)Possui capacidade para transportar grandes quantidades de informações;
C)A matéria prima utilizada para sua fabricação (A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro (dióxido de silício SiO2) encontra-se em grande abundância na natureza, e o custo de produção é baixo;
D)A fibra óptica não é afetada por interferências elétricas e nem magnéticas, além disso, ela dificulta um possível grampeamento;
E)A comunicação através de fibras ópticas, é mais confiável, pois são imunes a falhas;
F)Permite grandes espaçamentos entre repetidores, sendo que, a distância entre estes repetidores poderá ser superior à algumas centenas de quilômetros.

Quais são as desvantagens em usar fibra óptica?

A)O custo de compra e manutenção, por enquanto ainda está elevado;
B)As fibras ópticas sem encapsulamento são muito frágeis;
C)As conexões das fibras ópticas não são fáceis, é preciso grande abilidade e conhecimento técnico para manuseá-las.
D)Acopladores tipo T com perdas muito grandes;
E)Não há possibilidade de alimentação remota de repetidores;
F)Falta de padronização dos componentes ópticos.



Fonte de informação: Livros de física e internet (Wikipédia entre outros).
Postagem Anterior Próxima Postagem