Quem inventou o telefone celular?

O telefone celular se tornou um dos itens mais indispensáveis no dia a dia da maioria das pessoas - hoje em dia, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha um aparelho de telefone celular! Esses aparelhos de celular estão cada vez mais modernos e potentes - alguns modelos de celulares modernos são muito mais potentes, do que alguns modelos de notebooks mais antigos!

martin cooper telefone celular primeiro

Mas nem sempre foi assim, no começo da história do telefone celular, eles eram muito pesados e tinham capacidade para realizar chamadas com poucos minutos de conversação. No dia 3 de abril de 1973 o engenheiro norte-americano Martin Cooper, responsável pela liderança de uma equipe de engenheiros da Motorola, apresentou ao mundo, direto da cidade de Nova York o primeiro telefone celular, o Motorola DynaTAC. Esse telefone celular media cerca de 25 centímetros de comprimento, pesava quase 1kg, a bateria demorava 10 horas para carregar e tinha capacidade de conversação de apenas 20 a 30 minutos.

No ano de 1984 foram comercializados nos Estados Unidos os primeiros telefones celulares, denominados Motorola DynaTAC 8000x, que custavam US$ 3.995 dólares. Naquela época, somente as pessoas que tinham muito dinheiro conseguiam ter esse "luxo", denominado telefone celular!

primeiro telefone celular dynatac 8000x

Graças à iniciativa do engenheiro norte-americano Martin Cooper e sua equipe, hoje podemos nos comunicar com facilidade através desses aparelhos móveis. Martin Cooper trabalhou na Motorola por 29 anos, seu último cargo foi como diretor corporativo de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente é CEO na Arraycomm Inc, empresa fundada por ele, em 1992 - essa empresa é líder mundial em tecnologia de antena inteligente.

Imagens: www.thesun.co.uk, mashable.com - Fontes: http://www.arraycomm.com/about/about-martin-cooper - https://en.wikipedia.org/wiki/Motorola_DynaTAC.
Postagem Anterior Próxima Postagem