O teclado virtual é seguro?

No mundo virtual, não é possível afirmar que uma determinada ferramenta, sistema ou software sejam 100% seguros! Mesmo que, o nível de segurança seja altíssimo, sempre haverá um jeito de quebrar essa segurança! O teclado virtual era realmente muito seguro, há alguns anos, quando a tecnologia não era tão avançada - quando existiam somente os softwares keyloggers que registravam somente o que você digitava no seu teclado físico. Veja também, como remover o vírus iStarSurf do navegador.

duvidas teclado virtual seguro
Imagem: www.portfolio.tokyographics.com

Atualmente, está muito mais difícil conseguir proteção através da utilização de um teclado virtual, porque há keyloggers que conseguem gravar a tela do seu computador e, enviar as imagens para um endereço de e-mail pré-programado pelos cyber criminosos. Outra desvantagem do teclado virtual, é sua exposição na tela do computador, o que facilita a gravação das imagens da tela, através de câmeras ou pode ser facilmente visualizado por alguma outra pessoa.

Existem também, keyloggers hardware - têm a mesma função dos keyloggers softwares, podem capturar tudo o que está sendo digitado e clicado na máquina em que for instalado (conectado). Por isso, é muito importante que você tome muito cuidado ao utilizar computadores públicos ou o computador de um "amigo(a)", por exemplo.

A segurança na Internet não está no teclado virtual e, nem mesmo no teclado físico! A segurança na Internet, começa com uma proteção eficiente do sistema operacional do seu computador. Um computador equipado com um antivírus, um firewall e um software antispyware devidamente atualizados é suficiente para inibir em 80% e 90% a entrada e ação dos keyloggers dos criminosos.

Outra medida de segurança que você deve tomar, além de instalar um bom antivírus, um firewall e um software antispyware, é formatar o seu computador. Caso você utilize o computador somente para fazer login no Google, não é necessário ficar formatando o computador (salvo em caso extremos), porque com o próprio antivírus ou antispyware, você consegue eliminar alguns arquivos nocivos ao sistema. Os usuários do Google contam com a segurança do login em dua etapas, isso dificulta o acesso de outras pessoas na sua conta do Google.

Caso você utilize o seu computador para fazer compras em websites, ou acessar a sua conta bancária, recomenda-se que você utilize um bom  antivírus (de preferência pago), um firewall e um bom  antispyware devidamente atualizados. O computador deverá ser formatado preferencialmente a cada 6 meses. Não confie somente na suposta segurança do teclado virtual, porque você poderá sofrer graves consequências.
Postagem Anterior Próxima Postagem