Erros que você não deve cometer para criar um blog de sucesso

Conheça alguns dos principais erros cometidos por blogueiros iniciantes que podem levar um blog ao fracasso em poucos meses de vida. Todos os dias milhares de pessoas criam um pequeno blog para trabalhar em casa, com a esperança de ganhar algum dinheiro extra para completar a renda familiar ou porque perderam o emprego, e dependem exclusivamente desse dinheiro para pagar as contas! Ganhar dinheiro na internet não é tão simples e fácil quanto parece, é preciso muita dedicação e gostar do que faz - os resultados também não aparecem de um dia para o outro. Você só consegue ter lucros com projetos na internet, se fizer um bom trabalho visando resultados no longo prazo. A maioria dessas pessoas criam um blog ou um website visando o lucro imediato, e quando não conseguem ganhar nenhum dinheiro na primeira ou segunda semana, começam a desistir do trabalho! Montar um blog e postar conteúdos é muito fácil, a parte mais difícil é conseguir visitas e ganhar dinheiro com o blog - é difícil, mas não é impossível!

erros cometidos blogueiros iniciantes
Foto: Eduardo Bernardino

Mais de 90% por cento desses projetos que são criados diariamente, não duram mais do que 1 ano, porque grande parte desses blogueiros cometem alguns erros básicos de iniciantes e acabam não conseguindo corrigi-los, porque estão trabalhando e pensando somente em lucros e mais lucros!

- Todos os templates pagos e visualmente bonitos são bons!

Existem templates pagos que são muito bonitos e de ótima qualidade, mas, existem também templates que possuem vários scripts que irão prejudicar o SEO do seu projeto! Faça um teste para saber qual é o desempenho do template, antes de comprá-lo. Acesse o Google Page Speed e coloque o endereço url da "página demo" (página com o template instalado para demonstração) na ferramenta para descobrir todos os erros contidos no template. Não devemos levar tudo ao pé da letra, mas quanto mais perfeita for a codificação do template, melhor será o desempenho do projeto.

- Colocar vários gadgets no blog deixa ele mais bonito e pode atrair mais visitantes.

Esse é um dos maiores erros cometidos por alguns blogueiros! Ao colocar vários gadgets no seu blog, você vai deixá-lo mais lento e deixar os visitantes confusos com tanta poluição visual na página. Utilize somente gadgets que sejam realmente necessários para a orientação dos visitantes do seu blog.

- Ao encher o blog com banners de publicidade irei ganhar mais dinheiro!

Não, muito pelo contrário - quanto mais anúncios, menos lucros! Isso ocorre porque os cliques irão valer poucos centavos ou porque as pessoas irão abandonar o seu blog por causa da grande quantidade de anúncios na página. A quantidade de conteúdo existente na página deve ser superior à quantidade de publicidade!

- Não preciso otimizar o meu blog para dispositivos móveis, porque quase não recebo visitas de dispositivos móveis!

Você pode estar perdendo milhares de visitas por falta de otimização das páginas do seu blog - todos os dias milhões de pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis. Além disso, as páginas compatíveis com dispositivos móveis estão recebendo melhores classificação nas pesquisas do Google.

- A compressão de imagens não é importante, porque o meu plano de hospedagem é ilimitado!

A compressão de imagens é importante para melhorar o carregamento das páginas do seu blog. Utilize de preferência somente arquivos no formato JPG ou PNG. Quanto mais rápida for a página do seu blog, melhor será a classificação nos motores de busca.

- Vou ganhar dinheiro copiando artigos de outros blogs ou websites!

É pura perda de tempo, porque os motores de busca estão cada vez mais sofisticados, eles conseguem facilmente identificar os conteúdos copiados. Além de passar uma péssima impressão para os visitantes - aquela sensação de já vi isso em algum lugar -  dificilmente os artigos serão indexados pelos motores de busca.

- Imitar a posição dos anúncios do Google AdSense que estão em outros blogs ou websites!

Não imite a posição dos anúncios do Google AdSense que estão em outros blogs ou websites, porque o que funciona para eles, pode não bem funcionar no seu projeto. Faça vários testes no posicionamento de anúncios, até encontrar os melhores locais dentro do seu blog.

Na minha opinião, estes são alguns dos maiores erros cometidos por grande parte dos blogueiros iniciantes, e que colaboram para uma morte precoce da maioria dos blogs.
Postagem Anterior Próxima Postagem