Diferença entre web designer e designer gráfico

Existem diferenças e semelhanças entre as profissões de web design e design gráfico e que nem todos sabem. Vamos começar a esclarecer, mostrando algumas das principais funções desempenhadas por cada um desses profissionais. Web design é um profissional responsável pelo design de blogs, sites, banners, até mesmo algumas animações etc. Design gráfico é um profissional responsável pelo design para meios impressos: ou seja, design de revistas, infográficos, cartões de visita, até mesmo anúncios etc.

web designer gráfico diferença profissão
Imagem: plus.google.com

O designer gráfico desenvolve um projeto pensando no que será impresso. Este profissional tem maior liberdade para criar suas peças, faz formatos diferentes do tradicional, usa cores, escolhe o tipo do papel da impressão sem se preocupar com a programação ou tamanho do arquivo final. Se você prefere a liberdade de criação e não gosta muito de códigos e programação, talvez seja melhor escolher essa profissão.

Web designer pensa graficamente, e deve possuir conhecimentos sobre algumas linguagens de programação e CSS. Durante o desenvolvimento do projeto, é preciso pensar sempre na melhor experiência de navegação possível, ajustando a programação do site para conseguir o melhor desempenho e layout agradável. A vantagem do web designer sobre o designer gráfico é que os erros são mais fáceis para corrigir. Enquanto algo que foi impresso não pode mais ser editado, no meio digital basta substituir um arquivo no servidor para ajustar o erro.

Por isso, se você gosta de internet e tem vontade de aprender a criar sites, mexer com códigos e pensa na usabilidade aplicada aos trabalhos que realiza, essa profissão é perfeita. Você já trabalha na área de web designer, mas está desempregado(a) - talvez hoje seja o seu dia de sorte, comece a procurar vagas de empregos para web designer, na internet sempre há pessoas ou agências que estão precisando de algum trabalho de web designer - caso ainda não tenha feito o seu currículo, basta criar um currículo online grátis para enviar para a empresa onde você deseja trabalhar.

Na web você deve usar o design a favor do usuário, facilitando sua navegação e interação com a página. No meio impresso você deve pensar em coisas como distância (um outdoor, por exemplo, precisa ter uma leitura boa a longa distância também), entre outras possibilidades que podem dificultar a leitura, e não precisa se preocupar com o peso das imagens – na web, uma imagem pesada pode demorar pra carregar.

Atualmente, para exercer a profissão de web design, é essencial que você tenha algum conhecimento sobre HTML, XHTML, CSS, PHP, JavaScript, jQuery, Flash, Action Script, SEO, CSS3, HTML5, CMS(WordPress ou Joomla) etc. Você precisa saber como um código é montado, mas não é necessário dominar os códigos - isso porque na hora de criar um layout você tem que ter em mente todas as limitações e tudo o que é possível ser reproduzido em um navegador.

No design gráfico, quanto mais você souber sobre processos de impressão, materiais para impressão e cores, menos dor de cabeça terá. Saber calibrar um monitor também pode ser uma boa. O ideal é aproximar as duas áreas para oferecer a solução completa para seus clientes! Agora que você já conhece algumas das principais diferenças entre estas profissões, será muito mais fácil para escolher a profissão certa e construir uma carreira promissora.


Este guest post foi escrito por: Vitoria Esteves.
Country Manager Brazil - Representante do motor de busca de empregos Jooble.
Postagem Anterior Próxima Postagem