Comer bem sem engordar

A maioria das pessoas (99%) não querem engordar, mas também não querem abrir mão dos excessos e guloseimas. É preciso aprender a comer bem, incluindo somente alimentos saudáveis nas suas refeições; diminua os doces, as frituras, os churrascos e o sal da sua alimentação.

Mude o seu hábito alimentar drasticamente, troque as guloseimas por frutas, os refrigerantes por água mineral e/ou sucos naturais, churrascos e frituras por saladas verdes e/ou de legumes, o pão comum pelo pão integral etc. Portanto, quanto mais variedades de grãos, folhas, frutas, tubérculos e raízes contiver nas suas refeições diárias, melhor será a sua saúde.

Não adianta você fazer uma dieta rigorosa por alguns meses, conseguir alcançar o peso ideal e depois voltar a relaxar na alimentação; é preciso ter força de vontade e continuar alimentando-se de forma correta. Se você não fizer algo para melhorar a sua saúde e aparência, quem fará isso por você?!
 
alimentação saudável
Imagem: http://entreazulevermelho.blogspot.com


15 Dicas para você comer bem e sem culpa:

1)Faça pelo menos 4 refeições por dia café da manhã, almoço, lanche e jantar, balanceando sempre os alimentos de acordo com a pirâmide alimentar.

2)Não fique mais de 4 horas em jejum. Isso é importante por dois motivos: Você se mantém bem disposta e não tem motivos para devorar tudo o que estiver na sua frente na sua próxima refeição.

3)Procure sempre comer com calma e num lugar tranquilo.

4)Diminua bastante o uso do óleo, manteiga ou maionese no preparo de suas refeições. A gordura deve ser consumida em pouquíssima quantidade para que você possa fazer umas extravagâncias de vez em quando (como, por exemplo, comer batatas fritas).

5)Eduque também a sua geladeira. Ela deve estar sempre vazia de guloseimas e cheia de alimentos frescos, nutritivos e saudáveis.

6)O ideal é comer bem durante o dia e fazer apenas uma refeição leve durante à noite.

7)Não esqueça de tomar muita água (no mínimo dois litros por dia no verão). A água hidratada, refresca o corpo e repõe a perda de líquidos nos músculos e outros tecidos.

8)Prefira o arroz integral ao arroz branco. O pão integral ao pão branco. Além de ter mais fibras e serem mais nutritivos, eles acabam com a fome mais rápido.

9)Não se preocupe tanto com o número exato de calorias diárias que você consome. Saiba que isso varia de pessoa para pessoa, e de acordo com o departamento de agricultura dos Estados Unidos, o mínimo é de 1.200 calorias (as dietas abaixo disso não devem ser mantidas por muito tempo e aqui estamos falando de hábitos permanentes de alimentação). Em alguns casos, é preciso consumir cerca de 2.800 calorias para se manter no peso ideal. Com a educação alimentar, você mesma vai aprender qual é o seu limite.

10)Mastigar bem é o segredo para saborear melhor o alimento, sentir-se satisfeita mais rápido e ter uma boa digestão.

11)Procure diminuir o açúcar e o adoçante dos sucos e sobremesas. Acostume seu paladar ao sabor natural dos alimentos. A mesma coisa vale para o tempero das saladas.

12)Uma dieta balanceada fornece tudo o que o organismo precisa. Só consuma suplementos, vitaminas e minerais em forma de cápsulas se o seu médico indicar.

13)Use e abuse das frutas da estação. São mais baratas, mais frescas e mais fáceis de encontrar. Não dispense a laranja e o mamão papaia.

14)No começo do processo de educação alimentar, pare por um instante antes de levar qualquer coisa à boca. Aprenda a perceber se é aquilo mesmo que o seu corpo está pedindo. Sinta o cheiro, o peso, observe a textura e a cor do alimento antes de prová-lo.

Com o tempo, você vai identificar automaticamente as suas necessidades e a vontade de comer não será mais algo indefinido. Você, intuitivamente, vai optar pelo doce, amargo, verde, frio, quente, líquido, sólido, crocante, macio, leve ou mais substancioso, de acordo com o que o seu corpo precisa naquele momento. Dirigindo sua dieta por essa sensibilidade, dificilmente você vai voltar a engordar.

15)E se a sua sensibilidade apontar para um chocolate? Tudo bem, vá em frente. Mas, lembre-se: saborear "um" chocolate é muito diferente de atacar uma caixa inteira de bombons!
Postagem Anterior Próxima Postagem