Flores comestíveis

Belas e delicadas, flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, sem a utilização de agrotóxicos ou tratamento químico no cultivo. Mas, nem todas as espécies de flores podem ser ingeridas - algumas apresentam princípios tóxicos impróprios para a alimentação, como a Violeta Africana, os Crisântemos, o Copo-de-Leite, e o Lírio. Exemplos de flores que estamos acostumados a comer são: couve-flor, brócolis e alcachofra, mas podemos usufruir de outras bem mais delicadas.

É preciso ter algum conhecimento para utilizar flores na culinária ou infusões, pois algumas são venenosas, tóxicas ou até mortais. Não utilize flores que você não conhece. Consulte algum especialista em botânica para lhe ajudar no esclarecimento de dúvidas!

- Amor-perfeito: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! As pétalas têm um sabor adocicado suave e a flor completa um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.



- Boca-de-leão: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor suave a ligeiramente amargo. Para usar como guarnição ou adorno.


- Calêndula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.


- Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor idêntico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis.


- Capuchinha: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
O sabor apimentado destas flores faz lembrar o agrião. A chaga é das flores comestíveis mais conhecidas.


- Cravina: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas são comestíveis e tem um sabor apimentado do tipo cravo-da-índia. Deve retirar-se a parte branca e amarga da base da pétala. As pétalas desta planta são um dos ingredientes secretos do célebre licor francês Chartreuse.


- Cravo-túnico:  Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! De sabor ligeiramente amargo as pétalas das flores de cor amarelo-limão e cor tangerina são as mais apreciadas.


- Gerânio: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado.


- Girassol: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
Apenas as pétalas do Girassol são comestíveis. O pólen pode causar reações alérgicas a indivíduos susceptíveis. As pétalas têm um sabor agridoce. O sabor amargo pode reduzir-se passando ligeiramente as pétalas por vapor de água.


- Petúnia: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição.


- Prímula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.


- Tulipa: São comestíveis não só os bulbos mas também as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com purê de batata, atum ou cebolinha-francesa.


- Lavanda: Estas pequenas flores são excelentes aromatizantes para pães recheados, tortas doces e bolos. Basta passá-las no processador e misturá-las com os cremes doces para dar a eles um aspecto azul claro e um toque picante.


- Flor de abóbora: As flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas.


- Margarida: Suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos.


- Agave Americana: Planta das Américas Central e do Sul: sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida da qual, destilada, origina-se a tequila ou o mescal.


- Verbena-limão: Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina. Essa erva é conhecida popularmente pelo nome de Cidró.

flor comestível verbena limão sidró

- Alcea Rosea: De origem chinesa, é também chamada de rosa-de-jericó. Suas flores são grandes, e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas, e a cor de vinho para escurecer o vinho.


- Flor de Carambola: Suas flores são usadas em saladas; seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem formato de uma estrela. Podemos fazer suco para beber. Seu suco é bom para tirar manchas das mãos e de roupas. No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses a trouxeram da Índia, e sua origem provável é africana. De seu fruto verde fazem-se picles.

flores comestíveis carambola

- Pata-de-vaca-roxa: Suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea, e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.

flores comestíveis bauhinia purpúrea

- Borragem: As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.


- Flor de Açafrão: É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.


- Flor de Murta: Suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.

flores comestíveis murta

- Pétalas de Rosa: Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada. Em cremes e mousses, combinadas com suco de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico.


- Ipê-rosa: A flor cor-de-rosa é comestível. Planta da Mata Atlântica e floresce de junho a setembro.



- Ipê-roxo: Como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.




Imagens: www.quimicalimentar.com.br, www.culinariadiretodaitalia.com.br, floriculturafoxflores.blogspot.com, www.flickr.com, www.tudosobreplantas.com.br, www.spicegarden.eu, chabeneficios.com.br, www.lhseeds.com, hortaaporta.blogspot.com, www.jparkers.co.uk, www.hdwallpapers.in, flores.culturamix.com, pixabay.com, plantas-medicinais.me, www.aliexpress.com, mapio.net.

Estas são apenas algumas das flores comestíveis, existem outras centenas de variedades.
Postagem Anterior Próxima Postagem