Linfoma

Linfomas são cânceres originados do crescimento anormal de uma célula normal do sistema linfático que se desenvolvem nos linfonodos, que são gânglios que têm alta concentração de linfócitos (glóbulos brancos), cuja a função é a proteção do organismo, combatendo infecções. Os linfomas têm diversos tipos e sintomas de agressividade.

Eles estão divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin e linfoma de não-Hodgkin. Os linfomas do grupo Hodgkin costumam atacar um tipo de célula linfóide conhecido como célula de Reed-Sternberge; os linfomas do grupo não-Hodgkin são mais comuns e podem atacar qualquer outra célula do sistema linfático.


gânglios linfoma linfático câncer linfócitos

Os sintomas são inchaço nos gânglios do pescoço, axilas e virilhas (ínguas), sudorese noturna excessiva, febre, coceiras no corpo e perda de peso sem nenhuma razão aparente.

Existem vários tipos de linfomas, somente com exames específicos podemos determinar o tipo de linfoma, para que seja prescrito o tratamento mais adequado. O paciente poderá ser submetido a uma biopsia do gânglio alterado, que será analisada por um patologista, para determinar o diagnóstico. Além disso, é necessário fazer exames de imagem para auxiliar no diagnóstico do paciente.

O tratamento mais utilizado nesse caso é a quimioterapia, complementada, em alguns casos, com a radioterapia.

Causas e fatores de risco que podem causar linfoma

a)Exposição a certos produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e solventes (evite ficar exposto a agentes químicos, sem utilizar proteção adequada (luvas, máscara, botas, óculos, macacões etc).
b)Indivíduos que tenham sua imunidade comprometida, como nos casos de infecções por HIV, HTLV1, vírus Epstein-Barr, bactéria que provoca úlceras gástricas (Helicobacter Pylori), doenças genéricas e hereditárias, além de drogas imunossupressoras.
c)Pessoas idosas são mais propensas ao desenvolvimento de linfomas.

Recomendações Nutricionais

a)Fique longe das gorduras saturadas, contidas em carnes, leite e derivados, pois elas favorecem o desenvolvimento do câncer.

b)Procure utilizar cereais integrais, como arroz e o trigo. Produtos como pães, bolachas, bolos e macarrão ficam mais nutritivos e saudáveis quando feitos com farinha de trigo integral.

c)Procure ingerir ácido fólico, ácido fítico e niacina, que são nutrientes com ação comprovada contra o câncer. O ácido fólico está presente em verduras, o ácido fítico em leguminosas e oleaginosas, como a soja, e a niacina, ou vitamina B3, pode ser encontrada em abóboras, batatas, berinjela e na beterraba.

d)Pau-d'arco - Prepare um chá com 20 gramas da casca da madeira em 1 litro de água. Tome 3 xícaras ao dia.

e)Unha de gato - Prepare uma infusão com 50 gramas da raiz para 1 litro de água. Tome 3 xícaras ao dia.

Ao notar a presença de uma ínguas (gânglio) no pescoço, axilas, virilha, principalmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido, e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção, procure ajuda médica com urgência.


Referências: Dr. Drauzio Varella e Salvando vidas com medicina alternativa. Imagem: melhorcomsaude.com
Postagem Anterior Próxima Postagem