Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que ataca os leucócitos, glóbulos brancos do sangue. Na maioria das vezes, a causa é desconhecida. A doença tanto pode-se instalar repentinamente como se desenvolver de forma gradual. Os sintomas mais comuns incluem dor de garganta, febre, mal-estar em geral, aumento dos gânglios linfáticos superficiais, anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos pelo nariz e pelas gengivas, manchas roxas e vermelhas na pele, sudorese noturna, infecções, dores nos ossos e nas articulações são sintomas característicos das leucemias agudas.


leucemia câncer doença sintomas

Existem quatro formas principais de leucemias:

a)Leucemias mielóides (afetam as células mielóides - são mais comuns em adultos.)

b)Leucemias linfóides (afetam as células linfóides - são mais comuns em crianças).

c)Leucemia aguda - A doença tem progressão rápida causando enfermidade agressiva.

d)Leucemia crônica - A progressão é mais lenta, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer. As leucemias crônicas tem evolução lenta e podem ser completamente assintomáticas. O diagnóstico pode ser feito através de um simples exame de sangue de rotina.

Causa e fator de risco - É uma alteração genética adquirida, não hereditária.

Recomendações nutricionais

a)Evitar gorduras saturadas, contidas em carnes, leite e derivados, pois eles favorecem o desenvolvimento do câncer.

b)Utilize cereais integrais, como o arroz e o trigo. Produtos como pães, bolachas, bolos e macarrão ficam mais nutritivos e saudáveis quando feitos com farinha de trigo integral.

c)Você deve ingerir ácido fólico, ácido fítico e niacina, porque são nutrientes com ação comprovada contra o câncer. O ácido fólico está presente em verduras, o ácido fítico em leguminosas e oleaginosas B3, pode ser encontrada principalmente na abóbora, batata, berinjela e na beterraba.

d)Avelós - Adicione 2 gotas do látex das folhas para 1 litro de água. Tome 1 xícara ao dia.

e)Cogumelo do Sol - Coma 1 cogumelo por dia, ou tome 1 cápsula (o produto é comercializado).

O exame mais indicado para você descobrir o tipo de leucemia, é através de hemograma (esse exame serve para avaliar as células sanguíneas). Caso houver alterações indicativas da doença, será necessário fazer o mielograma, um dos exames para avaliação da medula óssea, que permite analisar de forma precisa o local afetado para identificar o tipo de célula anormal que está impedindo a fabricação de outros componentes do sangue. Em último caso, pode ser necessário fazer uma biópsia da medula óssea, para obter uma confirmação definitiva do diagnóstico.

O tratamento do paciente é feito em duas etapas. Primeiro o paciente faz um tratamento terapêutico para eliminar as células doentes, denominadas blastos, que são muito sensíveis à quimioterapia. Na segunda fase, utiliza-se a consolidação terapêutica para combater possíveis focos residuais da doença. Caso nenhum desses métodos derem certo, só resta como último recurso o transplante de medula óssea.

Caso você notar qualquer um destes sintomas, procure ajuda médica imediatamente, e faça exames para obter um diagnóstico correto da sua enfermidade.


Referências: Dr. Drauzio Varella e Salvando vidas com medicina alternativa. Imagem: www.mdsaude.com.
Postagem Anterior Próxima Postagem