Receita para fazer soro caseiro

Há duas formas de preparar o soro caseiro, mas é preciso tomar muito cuidado com as medidas na hora de prepará-lo, porque um erro na preparação pode causar convulsões em crianças desidratadas.

soro caseiro receita

Caso a diarreia e vômitos durarem mais do que 24 horas, você precisa consultar um médico com urgência para diagnosticar a causa e receber o medicamento mais adequado. Pessoas com diabete e desidratação grave não devem tomar o soro caseiro - procure auxílio médico urgente. A função do soro caseiro não é parar o vômito e a diarreia, ele serve apenas para repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo organismo; por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Receita de soro caseiro para 1 litro de água:

- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
- 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar (20 g).
- 1 colher (café) de sal (3,5 g).

Receita de soro caseiro para 1 copo de 200 ml:

colher medida padrão soro caseiro

- 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão.
- 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão.
- 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes na água e beba pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia.

Cada receita preparada de soro caseiro tem prazo de validade de 24 horas. Caso haja necessidade de continuar tomando soro caseiro, você deve preparar uma nova receita a cada 24 horas.

Há também nas farmácias os soros com sabores, prontos para beber ou o soro em pó denominado sais para reidratação oral, que contém sal e açúcar na medida certa para 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada. Também é possível pedir o soro em pó nos postos de saúde ou a colher medida padrão, para você fazer o soro em casa.


Referências: Tatiana Zanin (Nutricionista - www.tuasaude.com). Imagens: www.mundodastribos.com, doutissima.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem