Remédio caseiro para febre reumática

A febre reumática é uma doença inflamatória, de caráter autoimune que ataca crianças entre 5 e 15 anos, que apresentam alguma alteração no sistema imunológico. Essa doença causa uma infecção na garganta, e a principal responsável por isso, é a bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield. Afeta frequentemente as articulações e de forma mais grave o coração, podendo levar à morte.

Pacientes que já apresentam a doença devem receber acompanhamento médico frequente e seguir o tratamento por ele indicado. Para evitar a enfermidade, é fundamental manter a casa bem limpa e arejada, pois a falta de higiene torna o ambiente favorável à proliferação da bactéria Estreptococo. Evite contato desnecessário com pessoas acometidas pela enfermidade. Para aumentar as defesas naturais do organismo, é fundamental adotar uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

médico pediatra criança exame boca
Imagem: www.bolsademulher.com

Alguns dos principais sintomas:

Fadiga, sopro cardíaco, dor no peito, falta de ar, febre baixa, inflamação no músculo do coração(cardite), manchas de cor vermelha na pele, nódulos indolores sob à pele, dor nas articulações, prostração e inapetência.

Recomendações naturais caseiras:

a)Abrótano - Prepare uma infusão com 2 gramas para 1 litro de água. Tome 3 xícaras ao dia.
b)Ulmária - Prepare uma infusão com 5 gramas para 1 litro de água. Tome 2 xícaras ao dia.
c)Abacate - Inclua a polpa do abacate na sua alimentação.
d)Laranja e cenoura - Prepare no liquidificador o suco de 2 laranjas médias e 1 cenoura. Tome 1 vez ao dia, o suco preparado na hora.
e)Mamão - Prepare um suco de mamão, adicionando somente um pouquinho de água filtrada ou mineral. Tomar 2 ou 3 copos ao dia.

Essa doença pode ser diagnosticada através de exames físicos, exames de sangue, cultura de material da orofaringe e a pesquisa de anticorpos para identificar a presença do estreptococo. Caso houver comprometimento das válvulas do coração, é necessário fazer exames através de ecocardiograma, eletrocardiograma ou raio-x do tórax.

Faringites e amigdalites mal curadas se transformam em febre reumática. Para prevenir essa doença é preciso combater a bactéria do estreptococo do grupo A com antibióticos específicos, indicados por um médico especialista (infectologista, clínico geral, imunologista, otorrinolaringologista ou pediatra).


Referências: Salvando vidas com medicina natural e Dr. Drauzio Varella.
Postagem Anterior Próxima Postagem