Tipos de preparação de chás, ervas medicinais e plantas medicinais

Na medicina natural você encontra diversos tipos de chás, ervas e plantas, e há também, diversas maneiras de preparar estes medicamentos, é preciso saber como prepará-los, para não cometer erros e retirar a eficiência da planta. Cada tipo de planta ou parte da planta deve obedecer um certo ritual na preparação do medicamento! Conheça os principais modos de preparação dos medicamentos:

chás plantas ervas medicinais
Imagem: http://todaperfeita.com.br

O que é Cataplasma? Como preparar Cataplasmas?

Para preparar um cataplasma, você deve utilizar, sempre ervas frescas, que devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. Em alguns casos específicos, a erva pode ser fervida em um pouco de leite ou vinagre. Nos dois casos, após retirar a erva do fogo, espere que o líquido evapore completamente; em seguida, coloque a papa entre dois pedaços de gaze ou um tecido fino bem limpo e macio, aplique o cataplasma sobre a parte do corpo afetada. O cataplasma costuma ser utilizado para o tratamento de dores reumáticas, inflamações da pele, contusões, inchaços, ulcerações, feridas e chagas.

O que é Decocção? Como preparar uma Decocção?

A decocção é um tipo de medicamento preparado com ervas que pertencem a categoria de plantas que não perdem a eficácia quando expostas ao calor. O método da decocção também é adotado na preparação de receitas que utilizam raízes, cascas, ramos e sementes, que pertençam a plantas compactas e lenhosas. Nesse caso, você deve colocar a parte indicada da planta para ferver, em doses de água que variam de acordo com cada receita.

O Tempo de ebulição deve acontecer em fogo brando, podendo durar de algumas horas a poucos minutos, conforme a indicação da receita. Utilizando o método de decocção, você deve coar o chá com um filtro de papel ou coador de pano; caso você não possua nenhum desses dois, utilize um pano (guardanapo) bem limpinho. Se possível, esprema o remédio que está sendo coado, entre os dedos para retirar o máximo de suco, e assim obter um maior aproveitamento. O cozimento é que vai permitir retirar da planta todos os seus princípios ativos.

O que é Infusão? Como preparar uma Infusão?

A infusão é bastante conhecida e fácil de preparar! Para preparar uma infusão, é necessário que você lave bem a parte da planta que vai ser utilizada, depois corte em pequenos pedaços, tanto pode ser folhas, frutos, flores, caule ou raízes. Em seguida, coloque os pedaços picados da planta, num recipiente que possa ser tampado e acrescente água fervente; tampe o recipiente e aguarde por 15 minutos. Logo após, você deve coar o chá utilizando o mesmo método da decocção, utilize um filtro de papel ou então um coador de pano; caso você não possua nenhum desses dois, utilize um pano (guardanapo) bem limpinho.

O que é Maceração? Como preparar uma Maceração?

Maceração é um processo utilizado para poder retirar todos os princípios medicinais de uma ou mais plantas, seja folhas, flores, caule, frutos ou raízes. Neste processo, você deve colocá-las num recipiente com tampa (vidro, garrafa, pote, por exemplo) e acrescentar uma dose pré-estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho. Esse processo pode demorar de algumas horas a alguns dias, ou até mesmo ser de validade indeterminada, conforme especificar a receita. Em certos casos, também é necessário coar o líquido obtido.

Temos um bom exemplo de maceração com álcool (muitas pessoas chamam também de infusão), preparada com folhas de fumo. Atenção! Este tipo de maceração (infusão) com álcool e fumo, deve ser utilizada somente na parte externa do corpo. Costuma-se utilizar este tipo de maceração (infusão), para o tratamento e alívio de picadas de insetos e animais não-peçonhentos. O fumo utilizado, é o fumo em ramo ou rama (folhas de fumo secas, enroladas em forma de cobrinha, vendido em qualquer tabacaria; geralmente o pessoal mais antigo usava muito para fazer um cigarros.

Você deve picar o fumo em pequenos pedaços e colocá-los numa garrafa pequena (500 ml, já está de bom tamanho) e acrescentar um pouco de álcool que seja suficiente para cobrir todos os pedaços do fumo; deixe o fumo em infusão por pelo menos uns 10 dias, para só depois começar a utilizar o álcool com a essência; a infusão não tem prazo de validade, quanto mais velha a infusão ficar, melhor será o seu efeito. Conforme vai diminuindo o álcool da infusão, vá acrescentando mais álcool aos poucos. Quando a infusão começar a ficar enfraquecida, devido ao uso continuo, jogue fora os pedaços do fumo, compre mais, e faça outra infusão!

Modo de usar: embeba um pedaço de algodão ou um pedacinho de tecido bem limpo e aplique sobre o local da picada, fazendo pequenas compressões sobre o local; não é necessário deixar o algodão ou tecido sobre a picada! Em casos de picadas ou mordidas de animais peçonhentos, procure socorro médico imediatamente, a essência de fumo no álcool resolve apenas casos de picadas de animais não-peçonhentos!
Postagem Anterior Próxima Postagem