Alimentos que ajudam a emagrecer rápido

Eles são muito saudáveis e, se aliados a uma alimentação balanceada no dia a dia e à prática de exercícios físicos, ajudam a turbinar o metabolismo e dar adeus aos quilinhos indesejáveis. Conheça alguns dos alimentos e nutrientes que são aliados da boa forma e que devem fazer parte do seu cardápio diário!

Consumir Frutas Cítricas = Elas são ricas em fibras quando consumidas com o bagaço e possuem vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Além disso, a espécie amarga da laranja, conhecida como laranja-da-terra, também possui uma substância chamada sinefrina, que acelera a queima de gordura.

frutas cítricas limão laranja


Alimentos Derivados do Leite = Queijos magros, iogurte e leites desnatados são imprescindíveis no controle e perda de peso. Pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriram, no final dos anos 1990, a relação do consumo de cálcio com a manutenção do peso: o mineral bloqueia a ação de enzimas envolvidas na formação das células adiposas, células que armazenam gorduras.

queijo magro branco minas

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições. Folhas verdes-escuras, peixes como a sardinha, frutas secas e cereais também contêm o nutriente, permitindo preparar um cardápio variado.

Para melhorar a absorção de cálcio, pelo organismo, é importante se expor ao sol durante 15 minutos por dia, sempre antes das 10h ou após as 16h.

Consumo de Sopas = As sopas dão a sensação de saciedade, sem pesar no estômago. além disso, se preparadas com ingredientes saudáveis - como verduras, legumes e carnes magras - garantem o aporte nutricional da refeição. Elas são uma ótima opção para o jantar e, segundo uma pesquisa da Universidade do Estado da Luisiana, nos Estados Unidos, consumir sopas como entrada faz as pessoas comerem menos depois. Só não vale preparar receitas calóricas, como as sopas de queijo ou amidos!

sopa legumes

Alimentos Termogênicos = Eles aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura! Pimenta caiena, gengibre, canela, mostarda e chá-verde estão entre os alimentos superespeciais que turbinam o funcionamento do organismo.

pimentas vermelhas

Ômega 3 = O badalado nutriente, que é um ácido graxo, é essencial para a saúde cardiovascular e acelera o metabolismo basal, aquele que é responsável pelas funções vitais do organismo. É encontrado na sardinha, salmão, bacalhau, óleo de prímula, nozes, feijão, soja, espinafre, brócolis, azeite de oliva, rúcula, anchova...

carne filé peixe limão pimentas

Consumir Aveia = A aveia é um alimento essencial para a saúde. Além de uma série de nutrientes, ela contém uma fibra chamada beta-glucana que é responsável por diminuir a absorção de gordura pelo organismo, colaborando para o emagrecimento e a saúde cardiovascular. A aveia também é muito rica em fibras que têm a capacidade de absorver água, tornando a digestão mais lenta.

Desta forma, a quebra e liberação de glicose no sangue também ocorrem mais devagar e evitam-se os picos de glicemia. Como resultados, temos: Menos fome, maior sensação de saciedade e menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2, além do intestino regulado.

Segundo uma pesquisa na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, foi constatado que o consumo de uma tigela pequena de cereais integrais como aveia no café da manhã é capaz de diminuir o apetite nas refeições seguintes (este fato é comprovadíssimo, quando eu consumo uma porção de aveia no café da manhã, sinto menos fome na hora do almoço).

flocos aveia

Consumir Feijão = Uma pesquisa realizada na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, revelou que o feijão-branco faz o organismo absorver menos carboidratos, utilizando gordura para gerar energia e levando, assim, ao emagrecimento. Outro estudo realizado na Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos, constatou que refeições que contêm feijão aumentam os níveis do hormônio colecistoquinina no organismo. Este hormônio reduz o tempo de digestão, aumentando o gasto calórico desse processo metabólico.

feijão branco

Consumir Sementes de Chia = Quando hidratado, esse grão (que pode ser consumido com iogurtes, sopas e sucos) libera um gel que ajuda a reduzir o apetite, pois aumenta a sensação de saciedade. Em forma de farinha, por ser rica em fibras, a chia também ajuda no emagrecimento ou manutenção de peso.

sementes chia

Farinha de Maracujá = Segundo um estudo realizado na Universidade Federal da Paraíba, este produto natural e sem contraindicação reduz a absorção de gordura dos alimentos, além de ajudar a diminuir as taxas de colesterol.

maracujá maduro

Como preparar a farinha de maracujá?

Lave os maracujás e mergulhe-os em uma mistura de água com vinagre ou bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro de água), por durante 20 minutos. Enxágue-os, corte-os ao meio e retire a polpa. Corte a casca em tiras e asse-as por 30 minutos, até ficarem secas. Retire do forno, espere esfriar e bata no liquidificador. Peneire a farinha e guarde num recipiente bem fechado. Utilize em sucos, sopas e iogurtes, diariamente.

Consumir Chás de Frutas e Flores = Eles não contêm calorias (se consumidos sem açúcar), têm um sabor naturalmente adocicado, o que reduz a vontade de comer doces, e ajudam a reduzir a ansiedade.

chá frutas flores

Consumir Vinagre de Maçã = Ajuda a emagrecer e manter o peso, previne o diabetes, diminui a rigidez articular, melhora a digestão e protege o fígado. Segundo uma pesquisa feita com algumas pessoas na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, os participantes que ingeriram duas colheres (sopa) de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, conseguiram perder uma média de dois quilos em apenas um mês.

maçãs vinagre maçã

O vinagre de maçã pode ser adicionado em saladas, no suco, na água (eu particularmente utilizo em diversos tipos de comida)! Pessoas que sofrem com úlceras devem evitar consumir vinagre de maçã ou qualquer outro tipo de vinagre! A quantidade de vinagre adequada às necessidades diárias de uma pessoa adulta é, em média, entre 30 ml/dia a até 40ml/dia. Você pode dividir esta quantidade de vinagre de maçã, nas refeições (almoço e jantar) e, na água ou sucos.

E você, utiliza com frequência a maioria desses alimentos e nutrientes na sua alimentação diária? Se ainda não utiliza, é uma boa ideia começar a pensar nisso, de hoje em diante! Com saúde não se brinca, quanto mais saudável for a sua alimentação, melhor será a sua autoestima.


Imagens: www.bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com, www.sao-paulo.all.biz, www.clickgratis.com.br, www.curas-naturais.pt, www.marcomar.com.br, www.vitao.com.br, www.idealclick.net, www.frutnorte.com.br, www.br.freepik.com, www.mariafaceira.blog.br e www.melhorcomsaude.com. Referências: Revista farmácias associadas nº15, pág 26, 27 e wikipédia.
Postagem Anterior Próxima Postagem