Calcular a relação de marchas da bicicleta

Conheça algumas das melhores calculadoras online, para você calcular gratuitamente a relação de marchas da sua bicicleta. Muitas vezes, surgem algumas dúvidas na hora de escolher a relação de marchas da bicicleta: Será que devo utilizar um pedivela com 1, 2 ou 3 coroas? Qual a quantidade ideal de dentes nas coroas do pedivela? Será que devo utilizar um cassete de 6, 7, 8, 9, 10, 11, ou 12 velocidades? Há também, as bicicletas single speed, conhecidas popularmente como bicicletas de marcha única.

calcular relação marchas bike
Imgem: www.bike-shimano.com

Para montar a relação de marcha de uma bicicleta de marcha única, você precisa calcular com mais precisão a quantidade de dentes da coroa do pedivela e da catraca (pinhão), a fim de obter uma boa relação de marcha, de acordo com o seu condicionamento físico e o local onde pretende pedalar.

Estas são algumas das calculadoras gratuitas online (lembre-se que, quanto mais alto for o resultado da multiplicação, mais pesada será a relação de marcha - exemplo: coroa x cassete 48x11 = 4.4, isto quer dizer que, 1 volta na coroa do pedivela dá quase 4 voltas e meia na roda. Coroa x cassete 38x16 = 2.4, isto quer dizer que, 1 volta na coroa do pedivela dá quase 2 voltas e meia na roda):

- Bike Calc (inglês)- Calculadora gratuita para bicicletas de marcha única, excelente para você calcular a relação de marcha ideal para utilizar na sua bicicleta. Serve também para calcular o desempenho das marchas da sua mountain bike ou speed.

- Bicycle Gears Calculator (inglês)- Calculadora indicada para bicicletas com marchas. Basta escolher o tamanho da roda, o modelo do pedivela e o modelo do cassete. Os resultados irão aparecer de forma automática.

- Fantastic Fixed Gear Calculator (inglês/francês) - Calculadora online gratuita, exclusiva para bicicletas de marcha única.

Antes de montar uma relação de marchas de uma bicicleta, é preciso levar em consideração o condicionamento físico do ciclista e o local onde a bicicleta será utilizada (local plano, local misto ou local com muitas subidas e descidas).

Quanto mais dentes tiver na engrenagem da coroa do pedivela e menos dentes tiver na engrenagem do cassete, mais pesada será a relação de marcha. Com uma relação de marcha mais pesada, você consegue maior velocidade nos locais planos e nas descidas; mas, terá mais dificuldade nas subidas!

Quanto mais dentes tiver na engrenagem do cassete e menos dentes tiver na engrenagem da coroa do pedivela, mais leve será a relação de marcha. Com uma relação de marcha mais leve, você conseguirá subir aclives com muita facilidade; mas, terá uma grande perda na performance de velocidade em terrenos planos.
Postagem Anterior Próxima Postagem