Benefícios da Goji Berry para a saúde e emagrecimento

Existe uma planta originária do continente asiático - mais precisamente nas montanhas do Tibete - denominada Lycium Barbarum e seus frutos são conhecidos pelo nome de goji berry; essa planta é muito utilizada na medicina tradicional chinesa e vem sendo cultivada há muitos séculos.

Segundo alguns especialistas, a goji berry fortalece o nosso sistema imunológico e ajuda a prevenir uma série de doenças; além disso, é considerada como um superalimento que ajuda emagrecer. Mesmo sendo considerada como um superalimento, a goji berry sozinha não faz milagres e, nem seu efeito é de um dia para o outro; é preciso praticar exercícios físicos, aliados à uma alimentação saudável, caso você queira emagrecer e ter uma boa saúde.

goji berry desidratada frutas secas

A goji berry possui alguns aminoácidos que ajudam na inibição do apetite, fazendo com que essa fruta seja uma grande aliada, para ajudar você no combate das gordurinhas indesejadas. Tome cuidado para não engordar mais alguns quilos - a goji berry desidratada possui 50 calorias em apenas uma colher de sopa!

Para evitar o ganho de peso, o ideal é consumir apenas uma colher (sopa) de goji berry desidratada ao dia (máximo 2 colheres (sopa) de goji berry desidratada ao dia) ou 120 ml do seu suco. Caso você optar pelo extrato, o consumo diário não deve ser maior do que 3 cápsulas ou 600 mg da versão em pó.

A goji berry desidratada pode ser consumida pura; mas, prefira ingerir junto com água ou algum suco para ajudar na hidratação das fibras e potencializar os efeitos benéficos dessa fruta. Você também pode acrescentá-la numa salada de frutas, no suco detox, sucos de frutas, iogurtes, sucos artificiais, numa receita que leva frutas secas (substituir por goji berry) ou consumí-la em forma de suco batido no liquidificador. A goji berry deve ser consumida preferencialmente logo no início da manhã, para você aproveitar o máximo de benefícios que essa fruta proporciona.

Dificilmente você encontrará a goji berry in natura aqui no Brasil! É mais fácil você encontrar a goji berry desidratada ou em forma de extrato, em lojas de produtos naturais ou farmácias. Em São Paulo, talvez você tenha um pouco de sorte, e encontre goji berry in natura, em alguma loja de produtos naturais, no Bairro da Liberdade. A goji berry in natura é bem melhor, porque contém maior quantidade de nutrientes do que a desidratada.

árvore goji berry fruta planta

Antes de começar a utilizar a goji berry, consulte o seu médico ou uma nutricionista de sua confiança, para lhe ajudar a tirar melhor proveito dos benefícios dessa fruta. A Goji Berry é contraindicada para crianças e mulheres grávidas devido à falta de estudos científicos que comprovem a segurança desses indivíduos. A goji berry não deve ser consumida também, por pessoas que utilizam medicamentos diários para controlar a glicemia (glicose no sangue) ou pressão. O consumo excessivo de chá de goji berry, pode neutralizar a ação de medicamentos para evitar trombose ou medicamentos anticoagulantes.

Goji berry ajuda no combate das celulites - A fruta possui beta-sisterol, que funciona como um anti-inflamatório, combatendo as inflamações formadoras de celulites. A goji berry possui também, alto teor de fibras. O beta-sisterol age em conjunto com essas fibras, controlando o nível de colesterol no seu sangue, e evita o aparecimento de celulites em excesso.

Goji berry ajuda a prevenir doenças cardiovasculares -  Essa fruta também possui carotenóides e vitaminas A, C, E - essas vitaminas junto com os carotenóides aumentam a ação antioxidante e a oxidação do (LDL) colesterol ruim, diminui.

Goji berry ajuda a proteger a pele - Os carotenóides presentes na goji berry, ajudam a proteger a pele de pessoas mais frágeis à ação dos raios ultravioletas.

Goji berry ajuda a melhorar a visão - Essa fruta possui grandes quantidades de carotenóides. Nutrientes responsáveis pela prevenção e auxílio da saúde dos seus olhos. Além disso, possui uma grande quantidade de zeaxantinas - esses nutrientes também ajudam a melhorar a função da retina.

A Goji berry também possui ação anticancerígena - possui 19 aminoácidos, incluindo os 8 mais essenciais que o nosso organismo necessita e só consegue adquirir através da alimentação. Os aminoácidos são muito importantes para a manutenção das fibras musculares, formação de células, proteínas entre outros tecidos importantes do nosso organismo. Além disso, você encontra 21 minerais importantes para o funcionamento correto do nosso organismo. Estes são apenas alguns benefícos da goji berry.


Imagens: www.medicinehunter.com, www.tendenciademulher.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem