Como curar Hemangiomas?

Hemangiomas são tumores benignos que proliferam nas células capilares e vasos sanguíneos, causando lesões benignas principalmente na pele, conhecidas popularmente como manchas de nascença (essas lesões são benignas, por isso, não há risco de se transformarem em câncer). Essas lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo - elas podem ser planas, fragiformes, tuberosas ou cavernosas e apresentam diversos tamanhos.

Apenas um pequeno grupo de crianças que apresentam essas lesões precisam passar por uma intervenção cirúrgica reparadora. Essas lesões costumam desaparecer depois de um certo tempo, mas demoram muito. O mais provável é que desapareçam por completo e de forma espontânea, após a criança completar 10 anos de vida. Algumas machas não desaparecem nunca (são para a vida toda) ou quando desaparecem deixam alguma sequela ou deformidades na pele.

pele hemangioma mancha doenca
Imagem: community.babycenter.com

Qualquer bebê recém-nascido tem possibilidades de desenvolver um Hemangioma. Se por acaso você observar alguma alteração visual no recém-nascido ou numa criança da sua família, consulte um pediatra para uma avaliação mais adequada. Esse tipo de lesão costuma aparecer nas primeiras semanas de vida e, é muito mais comum em meninas e bebês com nascimento prematuro.

Os Hemangiomas podem aparecer em qualquer parte do corpo, como: pele da face, pescoço, braço, perna, cabeça, orelha, nariz etc. Podem ser únicos, múltiplos, cutâneos, associados ou não com lesões viscerais. Quando há presença de múltiplas lesões cutâneas, pode haver risco de lesões viscerais. Nesses casos, é importante que a criança faça um exame de ultrassom de abdome.

Não há explicações para as causas ou fatores que contribuem para o aparecimento de Hemangiomas. Os pacientes devem ter acompanhamento médico para avaliação e tratamento, para evitar o risco de sequelas permanentes ou alguma deformidade causada pela lesão.

Hemangiomas Fragiformes e Tuberosos não são congênitos. Eles costumam ocorrer através do surgimento de pequenas manchas ou pontos vermelhos na pele até a segunda semana de vida. Poucas crianças já apresentam algum sinal dessa lesão ao nascimento.

O que pode ser feito para combater o Hemangioma?

A atitude mais correta a ser tomada é fazer o tratamento precoce através de terapias seguras, como betabloqueador e Dye Laser, porque é a única maneira de impedir que o desenvolvimento do hemangioma deixe sequelas definitivas e irreversíveis na criança. Caso o seu filho apresentar qualquer tipo de mancha suspeita, consulte imediatamente um cirurgião pediatra ou qualquer outro medico especialista em tratamento de Hemangiomas (pode até ser um médico dermatologista).


Referências: Dra Heloisa G. A. Campos e Salvando vidas com medicina natural.
Postagem Anterior Próxima Postagem