Como fazer doce de figo verde? Receita de doce de figo verde descascado

Fazer doce de figo verde exige paciência... não é difícil! A pior parte é descascar os figos; doce de figo com casca fica horrível! Veja esta receita de doce de figo com calda e sem casca...

receita doce figo verde descascado
Imagem: Gonmi - Flickr

Ingredientes:

1 Panela grande de aço inox (caso contrário, use uma panela de alumínio);
2kg de figos verde;
1 ½ kg de açúcar cristal;
1 ½ litros de água;
Cravo a gosto.

Modo de fazer:

1)Lave bem os figos um por um em água corrente;
2)Coloque os figos na panela, cubra com água e coloque-os para ferver por durante 30 minutos ou até que estejam macios. Misture os figos na panela, para que fiquem todos cozidos; caso os figos não estiverem cozidos, a pele não solta (fica difícil para descascar)!
3)Retire os figos da água e deixe esfriar... retire os talos (cabinhos) e coloque os figos num saco plástico e leve ao congelador ou freezer para congelar;
4)Quando os figos estiverem bem (duros que nem pedra) congelados, retire-os e, antes que descongelem, lave-os um por um em água corrente fraca para retirar a pele; basta friccionar (esfregar), que a pele solta fácil!
5)Pegue os figos um por um e faça um furo com palito ou garfo ou dê um corte em formato de cruz no lado oposto ao talo. Reserve.
6)Prepare a calda. Acrescente 1 ½ kg de açúcar cristal em 1 ½ litros de água, junto com o cravo. Deixe ferver até a calda engrossar um pouco.
7)Agora, acrescente os figos e deixe ferver até a calda engrossar;
8)Quando o doce estiver no ponto desejado, retire do fogo e deixe esfriar.

É isso... o doce está pronto! Sirva para a família e bom apetite!

Conserve na geladeira ou freezer em vasilhas de vidro bem fechadas.
Postagem Anterior Próxima Postagem