8 fatores que contribuem para o aumento da hipertensão arterial - Pressão alta

Quando o sangue é bombeado pelo coração, ele sofre uma pressão contra a parede dos vasos sanguíneos. A tensão gerada das artérias é chamada de pressão arterial. A pressão pode ser normal, baixa ou alta. Ela pode variar ao longo do dia, e também sofre modificações de acordo com o nível de atividade física da pessoa (se está dormindo, parada, em movimento ou praticando exercícios físicos), com o estado emocional (se está calma ou nervosa) e se está cansada ou não. Até mesmo a postura (se esta sentada ou em pé) pode influenciar a pressão arterial. Por esse motivo o diagnóstico de hipertensão arterial não é feito na primeira medida de pressão sendo necessário aferir várias vezes. Existem níveis que indicam se a pressão está normal ou não.

pressão alta hipertensão arterial
Imagem: www.itaocara.rj.gov.br

A pressão alta é, segundo a American Heart Association, a elevação da pressão arterial para valores acima de 135/85 mmHg. A elevação anormal pode causar lesões em vários órgãos, como cérebro (derrame cerebral), coração (angina e infarto agudo do miocárdio), rins (insuficiência renal) e olhos (retinopatia hipertensiva).

Alguns fatores que favorecem a elevação da pressão arterial, são: obesidade, sedentarismo, estresse, alcoolismo e o tabagismo. Mesmo quem não faz parte do grupo de risco deve medir a pressão periodicamente. Os hipertensos devem reduzir o consumo de sal, praticar atividades físicas, evitar o estresse e procurar alcançar o peso ideal.

Fatores que contribuem para a hipertensão arterial

1)Idade - Quanto maior a idade da pessoa, maior a chance de desenvolver hipertensão. O risco aumenta a partir dos 35 anos.

2)Histórico familiar - Caso os seus familiares tenham pressão alta, o risco irá aumentar.

3)Raça - A incidência entre pessoas negras é maior do que em pessoas de cor branca.

4)Obesidade - Pessoas com excesso de peso têm maior risco de hipertensão, diabetes e outras doenças.

5)Diabetes - Pessoas com diabetes também correm sérios riscos de desenvolverem hipertensão.

6)Sal - A ingestão exagerada de sal na alimentação, pode aumentar os níveis de pressão.

7)Cigarro e álcool - Essas drogas lícitas podem causar elevação na sua pressão arterial.

8)Vida sedentária - A falta de atividade física pode levar ao excesso de peso, e com isso aumentar a chance de hipertensão.

Frequentemente a pressão alta é silenciosa e não apresenta nenhum sinal. Por esse motivo, é necessário mediar a pressão regularmente, principalmente quando existe histórico familiar da doença.

Recomendações naturais caseiras

Amora - Prepare um chá com folhas de amoreira. Tome 2 a 4 vezes ao dia.
Carambola - Tome suco natural de carambola, 250 ml. Tomar diariamente, 1 vez ao dia, sem açúcar.
Alho - Corte 3 dentes de alho e coloque de molho num copo com água, por durante 6 horas. Coe a água com alho e adicione numa jarra, com mais 2 copos de água pura. Tome 1 copo dessa água, 3 vezes ao dia.
Chuchu - Tome diariamente 3 xícaras de chá dos brotos do chuchuzeiro. Utilize 30 gramas para 1 litro de água. Você pode comer também o chuchu cozido, em forma de salada ou sopas.


Referências: Salvando vidas com medicinal alternativa e Dr Drauzio Varella.
Postagem Anterior Próxima Postagem