Cozinhar feijão rápido na panela de pressão para economizar gás

Muitas vezes você compra feijão no supermercado, e parece estar novo, mas na hora de cozinhá-lo parece "pedra na panela", ferve, ferve e, não cozinha nunca! Mas, felizmente, sempre há uma solução para a maioria dos problemas. Para economizar gás ou tempo na hora de cozinhar feijão, você deve fazer uma coisa muito importante antes de cozinhá-lo; deixar o feijão de molho com duas colheres (sopa) de sal, preferencialmente de um dia para o outro (coloque o feijão de molho a noite, no outro dia ele vai estar ótimo para cozinhar).

feijão cozinhar rápido
Imagem: hortas.info

Limpando 4 xícaras de feijão para cozinhar numa panela de pressão com 4,5 litros:

A)Separe os feijões estragados e jogue fora.
B)Coloque o feijão numa bacia ou tigela com água, lave bem o feijão para retirar a sujeira e escorra a água (é sempre bom lavar bem o feijão antes de deixar de molho, pois você consegue retirar bem a sujeira, sem retirar a casca)! Acrescente mais água, dê mais uma lavada no feijão, e escorra a água. Agora, acrescente novamente mais água no feijão, de modo que a água cubra bem os grãos, logo em seguida, acrescente 2 colheres (sopa) de sal grosso na água.
C)No dia seguinte, escorra a água salgada do feijão e, acrescente mais água fria, misture bem o feijão e escorra novamente a água.
D)Coloque na panela de pressão 1 litro e 300 ml de água fria, o feijão, 2 dentes alho picadinhos, 3 grãos de pimenta preta esmagados e duas folhas de louro.
E)Espere o feijão começar a ferver e marque no relógio, quando completar 20 minutos, retire a panela do fogo.
F)Coloque o Bacon para dourar numa frigideira, quando estiverem dourados, acrescente ao feijão cozido;
G)Desmanche o tablete de caldo de frango numa colher (sopa) de água quente, e acrescente ao feijão cozido e, coloque o sal a gosto (cuidado com o sal, pois o caldo de carne possui sal. Prove o feijão antes de colocar o sal)!
H)Verifique, se o feijão não está com pouca água (pode ser preciso acrescentar mais água); acrescente mais água até cobrir os grãos.
I)Misture e deixe ferver por mais 5 minutos (fora da pressão) em fogo brando, para amaciar mais os grãos e engrossar o caldo.
J)Sirva-se, e bom apetite!

Como funciona?

1)Para feijões "normais" (aquele feijão que você compra como "novo"), coloque 2 colheres (sopa) sal grosso na água após ter colocado o feijão de molho e, dê uma boa misturada. 2 colheres (sopa) de sal é suficiente para 1kg de feijão; a água deve ficar no mínimo uns dois dedos acima do feijão!

2)Para feijões velhos (aquele feijão, que você tem certeza que ele é velho mesmo), coloque 3 colheres (sopa) de sal grosso na água após ter colocado o feijão de molho e, dê uma boa misturada; 3 colheres (sopa) de sal são suficientes para 1kg de feijão; a água deve ficar no mínimo uns dois dedos acima do feijão!

3)Feijões "novos", você consegue cozinhar dentro de 15 a 20 minutos, usando uma panela de pressão; feijões velhos, demoram entre 30 a 35 minutos para ficarem cozidos (utilizando uma panela de pressão).

Dicas importantes: Não coloque água quente para cozinhar o feijão; água fria engrossa melhor o caldo do feijão. Não coloque 1 kg de feijão numa panela de pressão de 4,5 L, pois poderá derramar!
Postagem Anterior Próxima Postagem