Como resolver problemas de acne em mulheres adultas?

A acne costuma ser um grande problema na vida de muitas mulheres adultas, mesmo naquelas que nunca tiveram este problema na fase da adolescência. Os responsáveis pelo aparecimento da acne, na maioria dos casos são os hormônios, que estimulam as glândulas sebáceas a produzirem secreções em quantidades elevadas. Estas secreções obstruem o folículo piloso e acabam não conseguindo sair pelo orifício da pele e, inflamam, dando origem às detestáveis espinhas.


Na fase da adolescência, todos nós sabemos que a acne está ligada diretamente às alterações dos hormônios. Mas, na vida adulta, outros fatores também contribuem para o aparecimento de acne, tais como: o estresse, a hereditariedade, os hormônios, usar cosméticos inadequados, má higienização da pele, comidas oleosas, chocolates, castanhas, bebidas alcoólicas, pílulas anticoncepcionais, medicamentos, dietas ricas em açúcar refinado, churrasco de carne gordurosa etc. A acne pode estar associada também aos distúrbios ovarianos. Consulte um médico para fazer alguns exames, se for este o seu caso, o tratamento será a base de medicamentos.

Pessoas com pele oleosa devem tomar maiores cuidados na higienização, pois a falta de limpeza na pele pode contribuir para o aparecimento de acne. Quem possui pele oleosa deve lavar o rosto, no mínimo 2 ou 3 vezes ao dia com sabonetes secativos, usar tônicos adstringentes que fecham os poros, e hidratantes leves, de preferência em forma de gel. Você deve comprar produtos indicados para pele oleosa, denominados não comedogênicos, estes produtos não obstruem os poros da pele. Não esqueça da maquiagem, ela deve ser específica para pele oleosa e, depois na hora de retirá-la, você deve fazer uma limpeza bem feita na pele, para não obstruir os poros e causar ainda mais acne. Para evitar infecções na pele ou cicatrizes, você não deve apertar, coçar ou espremer as espinhas.

A acne pode ser tratada a base de antibióticos tópicos ou orais e, nos casos mais graves, utiliza-se uma substância denominada isotretinoína, que age nas glândulas sebáceas, diminuindo sua secreção e a obstrução dos folículos. O tratamentos com a isotretinoína dura cerca de seis meses e a cura completa ocorre em 70% dos pacientes.

Essa medicação requer rigoroso acompanhamento médico, exames clínicos e laboratoriais frequentes e é expressamente proibida para gestantes, por causar má formação fetal severa. Ela tem como principal efeito colateral o ressecamento de mucosas como lábios, olhos e nariz.

Não compre qualquer produto ou medicamento antes de realizar uma consulta com um dermatologista. Acne é um problema sério, mas tem solução! Este artigo serve apenas para sua orientação e não para utilizá-lo como base para fazer tratamentos e nem diagnósticos! Para resolver um problema de saúde, evite fazer consultas online, prefira sempre uma consulta presencial com um médico especializado no assunto.

Postagem Anterior Próxima Postagem