Hemofilia

É uma doença de caráter hereditário, caracterizada pela ausência de uma enzima fundamental para a coagulação do sangue. Existem dois tipos de hemofilia: hemofilia A, em que ocorre a falta do fator VIII da coagulação; hemofilia B, conhecida também como doença de Christimas, onde o fator IX está ausente. É muito raro ocorrer hemofilia e mulheres.

O principal sintoma da hemofilia é sangramento em excesso e difícil de ser estancado. Geralmente os sangramentos são na parte interna do corpo. Podem também aparecer na parte externa do corpo, na pele, provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento ou nas mucosas (nariz, gengiva...), que também podem sangrar. Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente.

sangue hemofilia hemofilico

As pessoas com hemofilia devem ter cuidado redobrado com acidentes e não devem utilizar medicamentos que dificultem a coagulação do sangue. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, elas são apenas portadoras do defeito.

O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade. O diagnóstico é feito por profissionais de saúde, além de exames de sangue para medir a dosagem do nível dos fatores VIII e IX na coagulação sanguínea.

Recomendações naturais caseiras

Tomate - Prepare um suco com 2 tomates médios em 150 ml de água, 1 punhado de salsa, e 1 pitada de sal. Bata no liquidificador e tome o suco 2 vezes ao dia. Inclua tomates na sua dieta alimentar.

Beterraba  e cenoura - Prepare suco de 1 beterraba média e 1 cenoura em 250 ml de água. Tome todos os dias pela manhã

Quer saber tudo a respeito de Hemofilia, acesse o website da Federação Brasileira de Hemofilia - você conseguirá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dessa doença e ainda, poderá conseguir ajuda especializada.


Referências: Dr Drauzio Varella, Salvando vidas com medicina natural. Imagem: salud.univision.com
Postagem Anterior Próxima Postagem