O que é doença de chagas?

Doença de Chagas ou mal de Chagas (como algumas pessoas costumam chamar), é uma das endemias mais graves no Brasil. A doença de Chagas é causada pelo percevejo, inseto conhecido como barbeiro (chupão, fincão). Quando esse inseto suga o sangue de algum animal contaminado, ele é infectado com um protozoário parasita denominado Trypanosoma cruzi - caso o barbeiro venha a picar um ser humano, irá depositar suas fezes na área da ferida, contaminando-o.

Quando a pessoa coçar a ferida, o protozoário penetra na corrente sanguínea em busca de oxigênio, podendo se alojar nas fibras musculares do coração, destruindo, ao longo dos anos essa proteção. O coração começa, então, a aumentar de volume e perder a sua capacidade de bombear o sangue. Essa doença tem evolução lenta e caráter crônico, levando o paciente à morte depois de muitos anos. Essa doença pode afetar também o esôfago, provocando uma dilatação deste (megaesôfago chagásico), causando dificuldade para deglutir os alimentos. Pode afetar ainda o intestino (megacólon chagásico), dificultando a evacuação.

chagas barbeiro percevejo

Outra possível forma de contaminação, é através da ingestão de alimentos crus, contaminados com as fezes do barbeiro (aqui no Brasil, já tivemos casos de infecção transmitida por via oral nas pessoas que tomaram caldo-de-cana ou comeram açaí moído), transfusão de sangue, contatos com animais infectados e transplante de órgãos infectados. Essa doença também pode ser passada da mãe para o bebê, durante a gravidez!

Quem mora em regiões rurais, principalmente em casa de pau-a-pique (casa de barro e madeira) ou casa de torrão, deve ficar atento à ocorrência do percevejo barbeiro. Esse inseto tem hábitos noturnos, e pode se esconder ainda, em casca de árvores, pilha de tijolos, ninhos de pássaros, em baixo de pedras, galinheiros, montes de lenha, tocas de animais ou em qualquer outro lugar escuro.

Alguns dos principais sintomas da doença de Chagas:

Cansaço, febre, mal-estar, dores no corpo, dor de cabeça, inflamação e dor nos gânglios, irritação na pele, diarreia, vômitos, aumento no tamanho do fígado e do baço, inchaço num dos olhos, vermelhidão e náuseas.

O período de incubação dessa doença varia de 5 a 14 dias após a picada do inseto. Para fazer um diagnóstico mais preciso é necessário fazer um exame de sangue. Caso a doença seja comprovada, você vai precisar de medicação ministrada pelo médico em um hospital, devido a esse medicamento provocar efeitos colaterais. O tratamento deve ter duração de no mínimo 1 mês. Em casos crônicos, o tratamento é feito conforme às manifestações da doença, no intuito de evitar complicações graves. Doença de Chagas não é brincadeira, você deve procurar atendimento médico com urgência no posto de saúde mais próximo!

barbeiros insetos percevejos
(Conheça alguns tipos de percevejos barbeiros).

Recomendações naturais caseiras:

a)Alecrim - Prepare um chá com 4 gramas da folha em 1 litro de água. Ferva por 5 minutos. Tome 1 xícara, 4 vezes ao dia.
b)Dente-de-leão - Prepare um chá com 40 gramas das folhas do dente-de-leão em 1 litro de água. Ferva por 5 minutos. Tome 1 xícara, 3 vezes ao dia.
c)Banana - Coma 3 bananas diariamente.

Como prevenir-se contra percevejos barbeiros?

Mantenha a casa bem limpa e arejada, procure tapar todos os furos e frestas nas paredes, se necessário dedetize a sua casa. Passe cal nas paredes dos galpões, chiqueiro, galinheiro e estrebaria para evitar que o barbeiro se instale nesses locais.

O que fazer caso você encontrar na sua casa algum inseto parecido com o barbeiro?

É preciso tomar muito cuidado, pois o inseto pode estar infectado! Além disso, pode haver uma infestação desses insetos no local. A primeira medida a ser tomada é eliminar o inseto (evite tocar no inseto com as mãos ou qualquer outra parte do corpo). Caso haja infestação desses insetos, dedetize ou chame uma dedetizadora para dedetizar a sua casa o mais breve possível.


Referências: Dr. Drauzio Varella, Salvando vidas com medicina natural e Ministério da Saúde. Imagens: Ministério da Saúde e www.medicina.ufmg.br.
Postagem Anterior Próxima Postagem